Sem categoria

Frente Nacional de Prefeitos quer participar do debate eleitoral

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) quer influenciar o debate e as propostas de campanha dos candidatos às eleições municipais de 2012. Para discutir o assunto, a entidade promove um almoço, na quarta-feira (1º/02), em Brasília, quando lançará a primeira atividade dessa agenda: o 1º Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria. O evento será entre os dias 27 e 29 de março em Brasília.

“Queremos contribuir para que os governos locais adotem uma agenda propositiva, que priorize o desenvolvimento das cidades”, explica o prefeito de Cariacica (ES) e vice-presidente para assuntos de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual da FNP, Helder Salomão.

Temas como a dinamização das economias locais e oportunidades para pequenos negócios; gestão pública aliada ao empreendedorismo e qualidade ambiental urbana e desenvolvimento sustentável, entre outros, integrarão os painéis a serem desenvolvidos durante o evento.

O foco na micro e pequena empresa é uma das principais estratégias da FNP para estimular o fortalecimento de empreendimentos existentes e novas iniciativas que ajudem a gerar emprego, renda, aproveitando os eventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, de 2016.

“Precisamos preparar o País para estimular o desenvolvimento sustentável e transformar as oportunidades esportivas dos próximos anos em desenvolvimento socioeconômico e ambiental para nossas cidades”, defende o presidente da entidade, João Coser, prefeito de Vitória (ES).

O 1º Encontro dos Municípios também pretende reunir em Brasília os agentes de desenvolvimento, figura criada pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa — até o momento mais de dois mil foram capacitados —, para que sejam multiplicadores de informações que ajudem os futuros prefeitos a estabelecer uma agenda propositiva a ser implementada ao longo dos próximos anos.

Entre os palestrantes do 1º Encontro dos Municípios estão a economista e socióloga Tânia Bacelar, os jornalistas Luís Nassif e Washington Novaes e o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus.

A entidade reúne os prefeitos de todas as capitais de estado e das 245 grandes e médias cidades e de regiões metropolitanas do País (com mais de 50 mil habitantes). A diretoria é integrada, entre outros, pelo prefeito de Vitória (ES), João Coser (presidente), e pelos prefeitos de São Paulo, Gilberto Kassab, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, (vice-presidentes).

De Brasília
Com agências