Greve da Polícia Militar provoca medo e pânico na Bahia

A situação é de medo na Bahia nesta sexta-feira (3/2) depois que cerca de 10 mil homens da Polícia Militar entraram em greve por tempo indeterminado. O movimento começou na quarta-feira e foi ganhando adesão em todo o estado, principalmente em Salvador, onde policiais em greve paralisaram o trânsito em várias regiões da cidade na tarde de ontem.

A capital também foi invadida por uma série de boatos sobre arrastões em diversos pontos da cidade, o que levou o comércio a fechar as portas mais cedo na tarde de quinta-feira. A medida deve se repetir nesta sexta, já que os rodoviários ameaçam recolher os ônibus a partir das 18h, caso a onda de insegurança continue.

Nem mesmo a atuação do governo do estado, que acionou a Força Nacional de Segurança para ajudar no policiamento, diminui o impacto da greve da PM, já que muitos se lembram dos saques e tumultos ocorridos em 2001, após a paralisação dos policiais.

Nesta sexta-feira, muitas lojas foram arrombadas e saqueadas em Salvador. Cinco só no bairro na Liberdade. De acordo com policiais da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a ação aconteceu em unidades da Casas Bahia, Insinuante, Laser Eletro, além de um mercado e uma sapataria. Além disso, seis unidades da Cesta do Povo também foram saqueadas.


Governador

O governador Jaques Wagner fala nesta sexta-feira (3/2), às 20h, em cadeia regional de rádio e TV, sobre a situação da segurança pública no estado. Em seu pronunciamento, o governador reafirmará, com veemência, que o governo da Bahia está adotando todas as providências no sentido de assegurar o pleno estado de direito democrático, a segurança e a tranquilidade da população.

O governador coordena, ao longo de todo o dia de hoje, as ações que vêm sendo tomadas pela Secretaria de Segurança Pública para por fim ao movimento de parcela da Polícia Militar.

Ontem, o governo solicitou a ajuda da Força Nacional e parte dos homens já chegaram à cidade e outros estão sendo esperados até o final de semana. O Boeing 707 da Força Aérea Brasileira conduzindo a primeira tropa da Força Nacional de Segurança, formada por 150 policiais, pousou na Base Aérea de Salvador às 23h30 de quinta-feira para reforçar o policiamento ostensivo no estado.

Nesta sexta à tarde, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, se reúnem com o comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, para definir a participação do Exército no reforço à segurança no estado. "Vamos reforçar a sensação de segurança, já que a PM está nas ruas e apenas uma minoria vem promovendo atos de vandalismo", afirmou Barbosa, em entrevista coletiva no auditório da SSP, ao lado do coronel Castro e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge.

De Salvador,
Eliane Costa