Reportagem avalia 10 anos de subprefeituras na gestão de SP

A edição de domingo (29) da revista sãopaulo traz uma reportagem sobre as 31 subprefeituras da cidade. As unidades, que completam dez anos em 2012, ao longo do tempo, perderam autonomia e funções. Atualmente, elas são responsáveis por serviços de zeladoria nos bairros, como a conservação de vias e a poda de árvores. Veja o vídeo que avalia a experiência de uma década de subprefeituras na cidade mais populosa do país.

Segundo levantamento da reportagem, apesar de terem perdido atribuições, as subprefeituras são caras: em média, 47% do orçamento total de cada uma é destinado para pagar sua própria administração, o que inclui a folha de pagamento.

Em dezembro do ano passado, os subprefeitos receberem um aumento de 193%. O rendimento passou de R$ 6.573 para R$19.294. O número de funcionários também foi de 2 mil, em 2002, para 8.344, no fim de 2011.

O comando das subprefeituras também foi alvo de mudanças na gestão Gilberto Kassab (PSD). Antes chefiadas por vereadores, ex-prefeitos de cidades do interior e candidatos derrotados, agora são lideradas, em sua maioria, por coronéis da reserva da Polícia Militar. Atualmente, apenas uma subprefeitura é comandada por um civil.

Fonte: Folha de S. Paulo