Sem categoria

Social-democrata venceria Sarkozy em segundo turno

A dois meses do primeiro turno das eleições presidenciais da França, uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (15) pela empresa Harris Interactive indica a vitória do candidato da social-democracia francesa, o "socialista" François Hollande, sobre o atual presidente e candidato à reeleição Nicolas Sarkozy.

Segundo as estimativas, num hipotético segundo-turno, Hollande venceria Sarkozy com uma vantagem de 14 pontos percentuais. Na comparação com a outra sondagem conduzida pela mesma instituição no último mês de janeiro, percebe-se uma ampliação de dois pontos percentuais no favoritismo do candidato "socialista".

Num cenário projetado para o primeiro turno, Hollande também vence Sarkozy, só que com uma vantagem inferior à estimada para o segundo turno. Hollande tem 28% das intenções de voto dos entrevistados pela Harris Interactive, quatro pontos percentuais a mais do que o estimado para o candidato à reeleição. Os dois ampliaram seu eleitorado em um ponto percentual na comparação com as estimativas anteriores.

A candidata do neofascismo, Marine le Pen, permaneceu com os 20% registrados na última sondagem e François Bayrou recuou um ponto percentual, conquistando 13% das intenções de voto.

A pesquisa também avaliou o grau de interesse dos entrevistados na campanha presidencial, revelando que 78% dos franceses consideram-se “interessados” e outros 32% “muito interessados” no pleito. A Harris Interactive entrevistou 954 eleitores franceses entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

Com informações do Opera Mundi