Sem categoria

PF busca pistoleiros em área de conflito agrário em MG

A Polícia Federal (PF) de Minas Gerais desencadeou nesta quinta-feira (16) a Operação Brejo dos Crioulos em uma comunidade quilombola de mesmo nome do norte do Estado, localizada entre os municípios de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Montes Claros, para que sejam encontradas armas e munições com supostos pistoleiros contratados por latifundiários da região. A Polícia Militar apoia a operação.

De acordo com a PF, os conflitos envolvendo fazendeiros e quilombolas na região se acentuaram a partir de setembro de 2011, quando um decreto da presidente Dilma Rousseff reconheceu o quilombo, dando início às desapropriações das fazendas que ocupam o território.

Conforme a PF, as pessoas que forem flagradas portando armas ou munições responderão pelos crimes de porte/posse ilegal de arma de fogo, além de formação de quadrilha e, se condenadas, podem receber pena de até sete anos de reclusão.

A comunidade Brejo dos Crioulos já foi alvo de outras duas operações policiais, em 2007 e 2009. Em ambas, os agentes encontraram armamentos em fazendas. A situação é acompanhada pelo Programa de Proteção de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Fonte: Terra