Sem categoria

Brasileiros fecham seus negócios nos EUA e voltam para casa

Nos arredores da Ferry, endereço que concentra lojas de brasileiros e portugueses em Newark (Nova Jersey), comerciantes brasileiros fecham as portas por causa da crise e da perda dos clientes, muitos deles imigrantes que voltaram para casa.

Newark é conhecida pela numerosa comunidade oriunda do Brasil. No Estado de Nova Jersey, segundo estimativa do escritório do Censo dos Estados Unidos, a população de brasileiros diminuiu 16% entre 2009 e 2010 (dado mais recente disponível). No período, a comunidade brasileira passou de 36.108 para 30.489 pessoas.

O instituto oficial de estatística também aponta que 18% dos brasileiros ocupados em Nova Jersey trabalham por conta própria. Newark tem 26% de estrangeiros e quase metade da população fala outra língua que não o inglês em casa.

"De quatro anos para cá o movimento despencou", diz o atendente Januário da Padaria Brasileira, que recentemente teve seu espaço reduzido para se adequar à crise e a perda de clientes.

"Muita gente está voltando. Não somente brasileiros, mas também outros imigrantes. E a dificuldade não é apenas para o comércio. Está difícil alugar porque as pessoas estão procurando coisas mais baratas", diz ele.

Fonte: Folha.com