Estudo: mídia estadunidense ainda é dominada pelos homens
A indústria da comunicação estadunidense continua sendo dominada pelos homens, segundo um novo estudo apresentado pelo Centro de Mulheres na Mídia (WMC, na sigla em inglês). Embora 73,5% dos graduados em jornalismo comunicação em ano 2011 sejam do sexo feminino, o percentual de mulheres trabalhando em veículos de comunicação continua diminuindo, informou o site MediaBistro.
Por Summer Harlow/AP
Publicado 22/02/2012 16:52
O relatório de 2012 sobre a situação das mulheres na mídia nos Estados Unidos também traz boas notícias: em 2011, as mulheres ocuparam 40,5% das vagas em jornais, contra 36% em 2010. No entanto, "em quase todos os demais indicadores, a mídia continua sendo predominantemente masculina – e cada vez mais", acrescentou o site GOOD.
A seguir, importantes constataçõesdo relatório:
– No jornalismo esportivo, as mulheres ocupam apenas 11,4% das vagas de editor, 10% das de colunista e 7% das de repórter.
– Em 2011, apenas 22% dos profissionais de rádio eram mulheres, contra 29,2% em 2010.
– Apenas 18,1% dos diretores de rádio eram mulheres.
– As mulheres representaram 21,7% dos convidados para entrevistas ao vivo, aos domingos de manhã, nas redes NBC, CBS, ABC, CNN e Fox News.
– As mulheres foram o principal tema de apenas 24% das notícias.
Fonte: Blog Jornalismo nas Américas