PCdoB indica Fernando Pupo para vice-prefeito de Campinas

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil, de Campinas, homologou na manhã de domingo (04) a participação na coligação para concorrer ao mandato-tampão (abri/dez 2012) e indicou o nome do militante Fernando Vaz Pupo como vice-prefeito na chapa encabeçada pelo vereador Arly de Lara Romeo (PSB). O processo de votação será indireto, feito pelos vereadores.

A chapa, considerada progressista, está composta inicialmente pelo PSB, PCdoB e PPS. Na articulação para composição da chapa e indicação dos nomes também participaram o PT e o PMDB. Além de buscar uma reaproximação com esses partidos, a coligação também vai procurar todos os partidos com representação na Câmara.

Para Sérgio Benassi, presidente do PCdoB/Campinas, “se os últimos trinta dias foram de intensa atividade política, envolvendo toda a direção partidária, nos próximos trinta dias (até as eleições) essa atividade vai crescer ainda mais.

Os candidatos progressistas

Arly é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, foi coordenador Geral de Recursos Humanos e Procurador Assessor Chefe da Unicamp, trabalhou como coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e foi chefe da Assessoria Jurídica do SUDS/SP (atual SUS). Foi secretário Municipal de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Campinas. Foi eleito vereador em Campinas em 1992 e em 2009.

Fernando Pupo é mestre em Economia com vasto conhecimento em gestão pública. Foi vice-prefeito e secretário de Planejamento de Americana, secretário de Habitação e presidente da COHAB/Campinas. No período recente foi presidente da Sanasa, do Conselho Administrativo da Emdec, diretor de Planejamento da prefeitura e coordenador do PAC em Campinas. Pupo também foi presidente estadual e municipal do PCdoB.

A disputa

O prazo para inscrição das chapas vai até às 17 horas de hoje (05/03). O vereador Antonio Francisco (PMN) tem afirmado que irá concorrer, mas até o momento não se sabe se isso vai se concretizar, nem quem será seu possível vice.

Outro nome presente na disputa desde a cassação de Hélio (PDT) e Demétrio (PT) é o do ex-presidente da Câmara e prefeito temporário, Pedro Serafim (PDT). Serafim conduziu a cassação dos antecessores e, caso confirme sua participação na disputa, é o nome forte do pleito.

Até o momento não se sabe quem será o seu vice. Duas situações têm sido comentadas pela imprensa local. Uma chapa pura pedetista, encabeçada por ele e tendo como vice o sindicalista e atual secretário de Trabalho e Renda, Francisco Soares de Souza. Outra possibilidade é uma composição com o PMDB. Articulada pelo chefe de Gabinete, Alcides Mamizuka, tal opção é negada e encontra resistências no PMDB.

Em sua coluna diária, publicada jornal Correio Popular, no domingo (04/03), o jornalista Ricardo Alécio, informa que a participação do PMDB na chapa pode custar “mais alguns cargos no governo”. Segundo o jornalista, o grupo de dissidentes que pode apoiar a ideia vai “querer uma fatia no bolo da administração”. Desde o início de seu mandato, Serafim tem afirmado e sido cobrado por distribuir cargos aos seus eleitores – os vereadores.

Dos outros partidos com representação na Câmara, o PSDB está dividido; PTB, PV e PP apresentam-se como independentes. Mas, todos os partidos têm cargos – de 3° e 4° escalão – no governo, alguns remanescentes de governos passados.

As regras

A sessão extraordinária da Câmara, que vai eleger o prefeito para o mandato abril-dezembro/2012, será realizada no dia 10/04 (terça-feira). A sessão será aberta com o quorum de 11 dos 33 vereadores, e a votação só terá início com a presença de no mínimo 17 parlamentares.

Se houver apenas duas chapas, vence a que tiver mais votos (maioria simples); em caso de três ou mais chapas, para vencer será necessário maioria absoluta (17 votos). Caso isso não aconteça, as duas chapas mais votadas farão o segundo turno na mesma sessão e a vitória virá por maioria simples. Em caso de empate assume o vereador mais velho. A chapa eleita toma posse no dia 12 de abril.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior.