Sem categoria

Brasília: ato pede libertação dos cinco patriotas cubanos

O Comitê Brasília pela Libertação dos Cinco Cubanos realizará nesta quarta-feira (7), às 15 horas, ato pela libertação dos cinco cubanos, em frente a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília.

Segundo informações do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz) do Distrito Federal, a concentração será em frente à Catedral de Brasília e depois seguirá para a embaixada.

A ideia é solicitar às autoridades norte-americanas que libertem os cubanos presos. “O presidente Barack Obama tem a prerrogativa de libertá-los, corrigindo a enorme injustiça que vem sendo cometida há mais de 13 anos”, afirma trecho da nota publicada.

Conheça a nota na íntegra:

Obama, liberte os cinco!

Há mais de 13 anos, cinco cidadãos cubanos foram presos, julgados e condenados nos Estados Unidos por crimes que não cometeram. Quatro deles ainda estão em  prisões norte-americanas, em condições desumanas e até impedidos de receber visitas de parentes, e um foi libertado após cumprir sua pena, mas não pode deixar os Estados Unidos nos próximos três anos.

São eles: Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, René González e Ramón Labañino.

O que esses cinco cubanos fizeram nos Estados Unidos foi se infiltrar em organizações terroristas que atuam livremente no país, em especial na Flórida, com a conivência de autoridades do governo norte-americano. Essas organizações criminosas mataram, mutilaram e feriram centenas de cubanos e cidadãos de outros países com seus atos terroristas e seus dirigentes circulam livremente nos Estados Unidos.

Ao contrário da acusação que lhes foi feita, os cinco cubanos não são espiões e não conspiraram contra os Estados Unidos. A missão deles era justamente evitar que mais atos terroristas fossem cometidos contra Cuba a partir do território norte-americano. Há inúmeras aberrações jurídicas nos processos e nas condições carcerárias em que vivem. Não é um processo jurídico, é um processo político.

Para lutar pela libertação dos cinco cubanos antiterroristas, comitês têm sido constituídos em vários países, em diversas cidades e estados brasileiros. Em Brasília, 35 entidades sociais, sindicais, comunitárias e políticas constituíram em dezembro o Comitê Brasília pela Libertação dos Cinco.

O Comitê Brasília pela Libertação dos Cinco promoverá um ato pedindo às autoridades norte-americanas que libertem os cubanos presos. O presidente Barack Obama tem a prerrogativa de libertá-los, corrigindo a enorme injustiça que vem sendo cometida há mais de 13 anos.

 

Com informações do Cebrapaz