Alice Portugal participa das atividades do 8 de março em Salvador

Única mulher eleita deputada federal na Bahia, nas últimas eleições, e também única pré-candidata a prefeitura de Salvador, Alice Portugal (PCdoB) estará participando de diversos atos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em Salvador, nesta quinta-feira.

Entre as atividades do dia destacam-se logo pela manhã homenagem as mulheres nas unidades da Ufba (Hupes e na Maternidade Climério de Oliveira). Em seguida, participa do debate “Luta da mulher em busca da sua dignidade e igualdade”, realizado pela Feasapeb, no Sindicato dos Bancários. No período da tarde, acontece a tradicional Marcha das Mulheres, que é realizada todos os anos no Dia Internacional da Mulher, no centro de Salvador, com concentração marcada para às 16h, no Campo Grande. Alice também debaterá sobre as políticas públicas para as mulheres no programa de Raimundo Varela.

Alice Portugal é autora de diversos projetos de lei voltados para as questões de gênero, entre eles destaca-se atualmente o Projeto de Lei 6.653/2009, que trata de igualdade e oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. A deputada tem se empenhado pela aprovação desse projeto que garantirá a equidade de oportunidades, como também, salarial para as mulheres em relação aos homens no mercado de trabalho.

A deputada Alice Portugal, que está entre as quatro deputadas que se destacaram na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, em 2011, de acordo ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta que é fundamental dedicar esforços no intuito de uma transformação cultural e social nas relações de gênero e, que para isso, são necessárias a efetivação de políticas afirmativas para reparação e correção dessas distorções. “Temos uma média salarial de 35% abaixo dos homens e ainda somos a maior parte das sub-empregadas do nosso país. Neste sentido, nós vamos clamar por equidade salarial e por garantia de participação política cada vez maior. Nós temos um déficit democrático de gênero no nosso país que precisa ser superado, já que dos 513 deputados federais, apenas 49 são mulheres”.

Para Alice, após os 80 anos da conquista das mulheres pelo direito ao voto, “é preciso avançar e ousar para que se possa garantir cada vez mais a inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão”.

Alice também aponta outro marco histórico conquistado pelas mulheres brasileiras, a Lei Maria da Penha, que completa em 2012 seis anos. Desde a sanção da lei foram abertos mais de 300 mil processos e promulgadas mais de 100 mil sentenças. Houve também pelo menos 1.500 prisões em flagrantes. Números pequenos levando em conta as dimensões do país, mas que deverão aumentar a partir da decisão do STF de permitir ação penal contra o agressor, independente do consentimento da vítima.

Fonte: Ascom do gabinete da deputada federal Alice Portugal.