Sem categoria

PCdoB ressalta apoio à luta emancipadora das mulheres

Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (7), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifesta seu apoio e reafirma o compromisso com a luta emancipadora das mulheres – no Brasil e no mundo.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Partido ressalta que o “protagonismo das mulheres é fator decisivo para o avanço das reformas democráticas”. Ainda segundo a nota, a “verdadeira democracia será conquistada quando a sub-representação das mulheres for superada em postos de poder e decisão”.

Leia abaixo a íntegra do texto:

Viva o 8 de março – Dia Internacional da Mulher
O PCdoB, no 8 de março – Dia Internacional das Mulheres –, saúda as brasileiras ao mesmo tempo que manifesta seu apoio às comemorações desta data, sempre marcada pela luta das mulheres, do Brasil e do mundo inteiro, por sua emancipação.

No ano em que se comemora os 80 anos da conquista do voto feminino, esta data tem um significado especial na trajetória das brasileiras que querem avançar na construção de um mundo de igualdade.

O PCdoB acredita que o protagonismo das mulheres é fator decisivo para o avanço das reformas democráticas, tão necessárias para impulsionar o projeto nacional de desenvolvimento que o país almeja e contribuir para se avançar na conquista da equidade.

O PCdoB acredita que a verdadeira democracia será conquistada quando a sub-representação das mulheres for superada em postos de poder e decisão, criando condições para que a mulher se realize enquanto sujeito emancipado. Neste ano eleitoral acredita ainda que a presença das mulheres nas chapas eleitorais é fundamental para mudar a cara do Brasil.

As(os) comunistas irão às ruas neste 8 de março pela valorização do trabalho, por creches, pela real implementação da Lei Maria da Penha, em defesa do SUS, no reconhecimento do aborto como questão de saúde pública e da sua legalização, perseguindo sempre a efetivação das políticas sociais. As mulheres querem mais que atenção, mais que mobilidade social, querem, também, decidir e avançar acumulando forças para a conquista da sociedade socialista.

O PCdoB reconhece que a injusta discriminação das mulheres precisa ser superada e por isso valoriza o processo democrático como fundamental à caminhada emancipadora das mulheres.

Queremos Mais Política Mais Poder com a participação das Mulheres

Viva o Dia Internacional da Mulher

Viva a Luta das Mulheres.

São Paulo, março de 2012

Partido Comunista do Brasil – PCdoB