Ato vai cobrar creches prometidas pelo prefeito Amazonino Mendes

Nesta quinta-feira, dia 08, a União Brasileira de Mulheres (UBM) vai fazer um ato para chamar atenção da sociedade a respeito das 100 creches, prometidas pelo prefeito Amazonino Mendes em vários discursos. A iniciativa pretende reunir aproximadamente 50 pessoas em frente à sede da Prefeitura de Manaus , localizada na (av. Brasil, 2971, Compensa I), das 8h às 10h.

O ato manifesta a insatisfação das mulheres, as principais prejudicadas com a ausência de creches na cidade. "A creche é um instrumento das políticas públicas que favorece não só à mulher mas também ao homem por ser um lugar seguro para deixar os filhos. Quando não há ela, a situação fica complicada principalmente para a mãe, que ou para de trabalhar ou deixa a criança sozinha, na rua ou na companhia de vizinhos, de parentes. Assim, os filhos ficam mais expostos à violência e abusos sexuais, principalmente nas áreas mais afastadas do Centro", explica Vanja Andréa, coordenadora da UBM Amazonas.

Vanja reivindica que a creche é uma obrigação municipal. Segundo ela, o prefeito as entende como uma demanda real, já que foram promessas suas de campanha. "Mas por que ele não as executa? Ele deu prioridade para outras coisas. Poderíamos discutir o tema com a Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres. Mas ele só anunciou o órgão. Não nomeou ninguém", completa.

O ato terá apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União da Juventude Socialista (UJS), União Estadual dos Estudantes (UEE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) e União Municipal dos Estudantes (UMES).

Manaus tem só uma creche pública, inaugurada em 2008, na administração municipal anterior.

Serviço
O quê: Ato pelas creches
Quando: 08/03, das 8h às 10h
Onde: em frente à Prefeitura Municipal de Manaus (av. Brasil, 2971, Compensa I)