Sem categoria

Direção do PCdoB vai lançar documento sobre 90 anos de história

A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está reunida nesta sexta-feira (9), em São Paulo para examinar os documentos comemorativos do 90º aniversário da organização, que transcorre em 25 de março. Duas minutas foram apresentadas: de um compêndio histórico e de um manifesto ao povo.

O presidente nacional do partido, Renato Rabelo, fez uma intervenção de abertura da reunião, ressaltando a importância do debate sobre esses documentos. “Os 90 anos de existência ininterrupta do Partido já constituem um acontecimento inédito num país de partidos de vida curta e raízes superficiais”, ressalta.

Leia também:

Os comunistas avaliam sua história reafirmando princípios
 

Rabelo chama a direção partidária a formular um documento que seja uma referência histórica para o partido, os trabalhadores e o povo, assegurando que isto “é uma exigência imprescindível na data comemorativa dos 90 anos”.

Para Renato, o documento deve dar conhecimento dos traços do partido em sua longa trajetória, seu legado e extrair os ensinamentos mais significativos, reavivar sua causa, a identidade, as propostas revolucionárias e reafirmar a linha básica renovada.

O documento sobre a história de 90 anos do PCdoB atribui destaque à identidade comunista. “O Partido é o autêntico representante da corrente marxista-leninista fundada em 1922 e sua reorganização em 1962 garantiu essa continuidade. A reorganização consolidou a existência e o florescimento do Partido e garantiu que ele chegasse até os dias de hoje”, enfatiza Renato.

Acentuando aspectos de diferenciação com a corrente revisionista com a qual o PCdoB rompeu em 1962, o presidente nacional do PCdoB disse que “o PC Brasileiro, fundado abruptamente em agosto de 1961, produto de contínuas cedências ideológicas, desapareceu na onda contrarrevolucionária e anticomunista do inicio dos 1990; dele restou um pequeno grupo dogmático e sectário sem expressão no curso político nacional”.

O documento valorizará as gerações e suas lideranças que construíram o partido em meio a vicissitudes, especialmente Astrogildo Pereira, Luiz Carlos Prestes e João Amazonas. E discorrerá sobre o papel da geração atual, sobre a qual recai a “responsablidade ideológica e moral de comemorar o 90º aniversário do Partido e ser a continuadora e renovadora desse rico legado”, diz Renato.

O documento sobre os 90 anos abordará a história do PCdoB nos ciclos da história do Brasil, segundo a metodologia de Antonio Gramsci: “Pode-se dizer que escrever a história de um partido não significa nada mais que escrever a história geral de um país de um ponto de vista monográfico (…) Um partido terá maior ou menor significado e peso precisamente na medida em que sua atividade particular tiver maior ou menor peso na determinação da história de um país”, dizia o dirigente italiano.

Inversamente, como destacou Renato Rabelo, "não se pode entender a história do Brasil sem compreender a intervenção política dos comunistas no curso dessa história”.

O documento abordará também o vasto legado que o partido comunista deixou à nação e ao povo, extrairá as lições de todos os períodos históricos e sistematizará a experiência atual, no novo tempo e na nova luta pelo socialismo, fazendo a defesa e a afirmação da linha básica do Partido – programa, estratégia e tática no contexto do Brasil e do mundo na atualidade.

Além do documento histórico, analítico e detalhado, a direção do PCdoB lançará também um manifesto aos trabalhadores e ao povo, destacando que o PCdoB é o partido da classe operária, do socialismo e da luta política, a luta tenaz dos comunistas pela liberdade, o balanço da atividade partidária desde a reorganização, em 1962, até os dias de hoje, a luta contra a ditadura, a legalização do Partido, o novo tempo, o Programa Socialista aprovado no 12º congresso, em 2009, e a intervenção política e de massas do Partido no quadro em que vigora no país um governo democrático e patriótico, a partir da eleição de Lula (em 2002) e da eleição da presidente Dilma (2010).

Da Redação, com informações da Secretaria Nacional de Comunicação do PCdoB