Sem categoria

Cebrapaz: Uma mensagem para o príncipe

Na manhã ensolarada deste sábado (10) pouca gente, além dos frequentadores habituais, se animou a comparecer ao Aterro, no Rio de Janeiro, para a corrida “Sport Relief”, na qual o príncipe Harry, representante da família real britânica, daria a largada

Ato Cabraz no Rio - Leonardo Honorato da Silva

Reparem que as fotos sobre o evento são divulgadas sempre em plano fechado, de forma a não revelar a imensa falta de carisma do vetusto imperialismo britânico.

De forma melancólica, funcionárias do consulado inglês buscavam desesperadamente alguém a quem distribuir bandeiras do Brasil e do Reino Unido.

No momento alto do evento, quando o príncipe se prepara para dar a partida do evento (uma corrida de 1,6 km), bem defronte a ele dois militantes do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), ergueram uma faixa em inglês com os dizeres “Não ao Colonialismo. Malvinas Argentinas”. O príncipe deu uma discreta olhada e continuou sua missão de tentar dar uma rejuvenescida na decrépita dinastia que representa.

A imprensa presente tirou fotos e entrevistou os dois militantes, mas até agora só o UOL registrou a presença do Cebrapaz, com as seguintes informações: “Harry deu a largada para a corrida, com uma bandeira do Brasil, e correu durante todo o percurso. Além de gritos de fãs, havia membros de uma organização que protestava contra o colonialismo, chamada Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, que carregava uma faixa onde se lia ‘no colonialism’ e ‘the Malvinas are argentinians’”.

O silêncio da mídia não diminui o fato de que pelo menos o príncipe recebeu o recado: Não América Latina, nem tudo é festa.

Wevergton Brito Lima, do Cebrapaz