PCdoB de Roraima realiza curso de formação política

O comitê municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou, no sábado, 10, um curso de formação política para seus afiliados. A ideia é fortalecer a essência do partido para novos integrantes e reforçar os temas da militância aos que já são integrantes. Após a conclusão do treinamento em todos os municípios, será realizado um encontro estadual, no próximo dia 15.

O curso também é voltado para pré-candidatos, mas foi pensado também nas pessoas que chegaram agora e querem conhecer a história e os princípios do partido. Boa parte destes camaradas (termo usado como sinônimo de correligionário ou companheiro em alusão ao comunismo) é formada por lideranças sindicais. Na capital há algo em torno de 400 filiados.

Conforme explicou o presidente do comitê municipal da sigla, Deputado Estadual Soldado Sampaio, a ideia do curso de formação política é fazer um debate sobre as questões sociais, além de fazer um apanhado sobre a história do partido, a fim de demonstrar o que o partido quer para as eleições municipais de 2012 e para o Estado como um todo. “Somos um partido diferenciado, pois vivemos um processo contínuo de formação e aprendizado e vivemos politicamente dentro da sociedade discutindo diversas questões”, pontuou.

O curso já passou pelos municipios de Rorainópolis, Caracaraí, Iracema e Mucajaí e ainda estão agendado todos os outros municípios. No próximo dia 15, haverá um encontro estadual de formação, reunindo militantes de todo o interior para realizar uma discussão mais global.

Num segundo momento, está previsto um curso mais específico sobre as estratégias de campanha e o papel de cada ator no cenário político. “Organizamos a classe trabalhadora, mas entendemos que há necessidade de ocupar espaço político para que, mesmo sem grandes quantias de recurso, possamos ter um diferencial na nossa militância”, frisou.

Aniversário

No próximo dia 25, o partido completa 90 anos e, em todo o país, serão realizadas atividades em alusão à data. Em Roraima será realizado um encontro, no dia 24, no auditorio do centro cultural da orla Taumanan, com filiados e simpatizantes. Em Roraima, o PCdoB completará 26 anos de organização política.

“Os 90 anos de existência ininterrupta do partido já constituem um acontecimento inédito num país de partidos de vida curta e raízes superficiais”, ressaltou Sampaio.

Da redação do Vermelho RR