CPI do Tráfico de Pessoas ouve envolvidos no caso Namíbia

Amanhã, 15/03, às 10h, na sala 19 do Senado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas realiza audiência pública sobre o tráfico de brasileiras para a Namíbia, recentemente noticiado pelos meios de comunicação.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) explica que o objetivo da CPI é investigar o tráfico nacional e internacional de pessoas, suas causas, consequências, rotas e responsáveis. “Por isso a tentativa de tráfico registrada no aeroporto de São Paulo no último dia 1º. não pode deixar de ser objeto de investigação pela Comissão”, justifica.

Serão ouvidos na audiência o delegado da Polícia Federal Luiz Vanderley Pardi, e testemunhas.

De acordo com estudo desenvolvido pela consultoria do Senado, a pedido da presidente da CPI, as oito mulheres que serão ouvidas e mais o Sr. Vilberto Ataide Frazão foram conduzidas, no dia 1º. De março, por uma agente da Polícia Federal, à delegacia do aeroporto internacional de Guarulhos. O agente atendia a denuncia de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual.

Segundo o depoimento do agente, a diligência foi motivada pelo recebimento de informação da delegacia da Polícia Federal do Rio de Janeiro sobre a viagem de um grupo de pessoas em direção a Guarulhos. De lá a viagem seguiria até Jhoannesburgo, na África do Sul, com destino final em Windhoek, na Namíbia, onde seria praticada a exploração sexual do grupo de mulheres.

Mediante autorização de Vilberto Ataide, os agentes da PF acessaram seu correio eletrônico, na qual constavam mensagens que confirmava a facilitação da saída do território brasileiro de mulheres para exercer a prostituição ou outra forma de exploração sexual.

A PF também levantou a informação de que o envio de cada mulher á África renderia cerca de US$ 3 mil, valor que seria dividido entre os responsáveis pelo tráfico. As informações da Consultoria baseiam-se nos dados do inquérito policial nº 0053/2012-4-DPF/AIN/SPA – livro 6, da delegacia do aeroporto internacional de Guarulhos.

Assessoria de Comunicação