Sem categoria

EUA: déficit das contas correntes tem maior alta desde 2008

Relatório publicado nesta quarta-feira (14), pelo Departamento do Comércio, informou que o déficit de contas correntes dos Estados Unidos alcançou no quarto trimestre de 2011 o maior nível em três anos, em consequência dos altos preços do petróleo e da queda na arrecadação financeira dos americanos no exterior.

Segundo o relatório, o déficit alcançou 124,1 milhões de dólares, o maior valor desde o quarto trimestre de 2008, significativamente superior ao esperado pelos analistas (US$ 113,8 bilhões). Em 2011, o déficit em conta corrente alcançou 473,4 bilhões de dólares, ou seja 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em 2010 foi de US$ 470,9 bilhões, ou 3,2% do PIB.

Segundo o Departamento a maior parte do déficit sofre influencia direta da balança comercial, que impactou no trimestre com um total de 141,1 bilhões de dólares. Outro fator foi o aumento dos preços do petróleo no fim de 2011, que desequilibrou ainda mais as contas dos Estados Unidos, que é o maior consumidor mundial.

O estudo também apontou que o superávit das transferências internacionais de renda caiu para 50,3 bilhões de dólares, enquanto as entradas líquidas de transferências correntes unilaterais  foram menos estáveis, a -33,3 bilhões de dólares.

Com a maior dívida do mundo, os Estados Unidos  financia o enorme buraco em seu comércio exterior pela entrada permanente de capital em seu sistema financeiro, o mais sofisticado do mundo.

Com informações das Exame.com