Projeto da hidrovia do Parnaíba será licitado até 30 de março

A estimativa é de que o Rio Parnaíba esteja apto para o trânsito aquaviário em até três anos.

Governador Wilson Martins - Edsom Leite/MT
O governador Wilson Martins reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (14), com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Jorge Fraxe, em Brasília. Durante o encontro, foi estabelecido o prazo de 30 de março, para a licitação do projeto da hidrovia do Rio Parnaíba. No mesmo período devem se iniciar as obras de dragagem.

A hidrovia conta com investimento de R$ 360 milhões, segue de Santa Filomena a Luís Correia, e tem recursos assegurados no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Durante a reunião, foi definido que o projeto da hidrovia será licitado através da direção nacional do DNIT e a contratação da empresa responsável pelas obras de dragagem será feita via pregão da direção estadual do Departamento no Piauí. A estimativa dos Governos Estadual e Federal é de que o Rio Parnaíba esteja apto para o trânsito aquaviário em até três anos.

O transporte aquaviário tem ganhado a preferência de empreendedores de diversas áreas por apresentar uma série de vantagens em relação a outras modalidades, como a redução de custos de operação, de logística e manutenção.