Sem categoria

Exposição na Câmara comemora 90 anos do PCdoB

Como parte das comemorações dos 90 anos de criação, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza na Câmara dos Deputados, entre os dias 19 e 30 de março, exposição reunindo textos, fotos, áudios e vídeos que narram os principais fatos da história de sua organização. A abertura será nesta quarta-feira (21), às 15 horas, no Hall da Taquigrafia e Corredor de Acesso ao Plenário, onde foi montada a exposição.

Exposição na Câmara comemora 90 anos do PCdoB

Segundo o curador da exposição, Pedro de Oliveira, o material exposto mostra o vínculo entre os comunistas e o Brasil – do passado à contemporaneidade. “Em seus 90 anos de existência, o PCdoB atravessou as diferentes fases da história republicana brasileira, na maior parte períodos de autoritarismo e ditaduras. Mesmo sob férrea perseguição, jamais abriu mão de empunhar as bandeiras da democracia, da soberania, do progresso econômico, social e cultural”, conta.

Leia também: Congresso Nacional rende homenagens aos 90 anos do PCdoB
 

A exposição destaca as lideranças das sucessivas gerações de militantes que construíram o Partido, desde os fundadores de 1922, com realce para Astrojildo Pereira; o grande líder popular Luiz Carlos Prestes – o Cavaleiro da Esperança –; e o histórico líder João Amazonas, construtor e ideólogo do Partido Comunista, que vicejou e se expandiu nos 40 últimos anos do século 20.

A iniciativa também apresenta episódios que atestam a presença marcante dos comunistas na história do País e seu legado à construção da Nação. Desde 1985, com a redemocratização do País, a legenda vive seu período mais longo de existência legal. Nos últimos dez anos, presidido por Renato Rabelo, é um Partido em expansão e crescimento.

“Busca se capacitar para os desafios da nova luta pelo socialismo que se desenrola nos dias de hoje. Com a vitória de Lula, pela primeira vez na República passou a exercer responsabilidades na equipe ministerial do governo federal. No governo Dilma, o deputado federal Aldo Rebelo é o ministro do Esporte”, afirma Pedro de Oliveira.

E diz ainda que “por tudo que representa o Partido, as comemorações por seus 90 anos não são apenas de seus filiados. Pertencem ao povo, aos trabalhadores e a todas as forças e personalidades democráticas. É motivo de júbilo para as instituições da República – como a Câmara dos Deputados, que acolhe esta iniciativa”, destacando que “como procura mostrar a exposição – contar a história do PCdoB é também contar a história do Brasil”.

Uma versão compactada da mostra percorrerá os estados e será exposta em assembleias legislativas, câmaras municipais, centros culturais, sindicatos e outros espaços destinados a diferentes públicos.

De Brasília
Márcia Xavier