Campanha por caramuri como nome para bola de 2014 chega ao Senado

A campanha para dar à bola da Copa do Mundo de 2014 o nome de caramuri chegou nesta terça-feira (20) ao Senado. Representante da Associação Amazonense de Municípios, Beto Mafra expôs aos integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) as vantagens de se dar à bola o nome dessa fruta que tem as cores do país e só pode ser colhida de quatro em quatro anos – exatamente em datas coincidentes com a realização do campeonato mundial de futebol.

Em língua indígena, expôs Mafra, caramuri significa fruta da floresta que alimenta homens e animais. Juntamente às folhas verdes, ela tem a casca amarela e a semente azul – construindo, dessa forma, a mesma combinação de cores da bandeira brasileira.

Mafra foi convidado à comissão por iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Após a exposição, ela observou que, ao se dar à bola da Copa de 2014 um nome indígena, se estará ajudando a promover a Amazônia.

– Estaremos, com isso, divulgando a nossa região, que tanta importância tem para o país. A cara do Brasil é a Amazônia – disse Vanessa.

Agência Senado