Vanessa registra comemorações do Dia da Água e da Floresta

Em discurso nesta quinta-feira (22), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou as comemorações do Dia Mundial da Floresta (21) e do Dia Mundial da Água (22), lembrando que na Amazônia estão a maior floresta e também a maior concentração de água doce do planeta.

– Essas datas ganham peso maior quando estamos a alguns meses de hospedarmos um dos maiores eventos mundiais sobre meio ambiente, que é a Conferência do Clima Rio+20. Não é só do clima, mas de todas as questões ambientais. Será realizada no Brasil, no próximo mês de junho – acrescentou.

A senadora informou que o Dia Mundial da Floresta tem origem em 1872, quando o jornalista e agricultor Julius Sterling Morton mobilizou a população do estado americano do Nebraska para dedicar um dia em homenagem às árvores.

– Cada pessoa foi instruída a plantar uma muda para diminuir a escassez de algumas espécies que já estavam em perigo de extinção, àquela época, no século dezenove – contou.

A data foi adotada internacionalmente depois do reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 1972.

Vanessa explicou ainda que o Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992, mesmo ano em que a entidade divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

– O Dia Mundial da Água é destinado exatamente à discussão sobre esse bem natural, que é finito. As pessoas pensam que água não acaba nunca. Se ela não for cuidada devidamente, com toda a cautela de que precisa, poderemos sim viver a falta de água no planeta como um todo. O objetivo desta data é induzir e conduzir um momento de reflexão, de análise, de conscientização e de elaboração de medidas práticas para resolver esse problema – disse a senadora.

Agência Senado