Sem categoria

Grito de Alerta: Centrais fazem ato contra a desindustrialização

Uma marcha entre o Largo Glênio Peres e a Praça da Matriz, em Porto Alegre, na tarde de segunda-feira (26), vai abrir oficialmente o calendário nacional de atividades contra a desindustrialização, construído pelo Fórum das Centrais Sindicais através do Pacto pelo Desenvolvimento com geração de emprego e renda.


O ato, que prevê a participação de milhares de pessoas, é fruto do movimento intitulado “Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego”, que além das centrais reúne entidades representantes da indústria.

Leia também:
Nivaldo Santana: Desenvolvimento e mercado de trabalho

Centrais sindicais contra a guerra dos portos

A mobilização acontece em mais três estados, Santa Catarina (28 de março), Paraná (3 de abril) e São Paulo (4 de abril). Um grande ato também está marcado em Brasília, no dia 10 de maio.

Concorrência desleal

Desde o início do ano representantes das centrais sindicais e entidades empresariais, lideradas pela Abimaq, têm feito uma série de reuniões para organizar a mobilização e a pauta de reivindicações. A proposta é fazer uma grande mobilização para mostrar ao governo e à sociedade os efeitos negativos da falta de competitividade imposta à indústria brasileira no próprio mercado interno.

Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, a partir do momento em que trabalhadores e empresários estiverem nas ruas, haverá um cenário muito claro diante de toda a sociedade.

“De um lado teremos o setor produtivo; do outro estarão os especuladores. Para que lado o governo irá?”, questionou o dirigente. “O governo e a sociedade precisam se dar conta do que está acontecendo”, afirmou Gomes.

Empresários e sindicalistas estão preocupados com a perda de participação da indústria no PIB brasileiro no ano passado e o crescimento das importações de produtos acabados ao passo que as commodities ganham peso na balança comercial.

Em Porto Alegre, uma comissão de empresários e líderes sindicais tem audiências marcadas na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini na mesma tarde de segunda-feira, para tentar conquistar o apoio das autoridades locais.

Calendário de atividades:

Dia 26/03 – Porto Alegre – Largo Glênio Peres

Dia 28/03 – Santa Catarina – Florianópolis – Praça Tancredo Neves

Dia 03/04 – Paraná – Curitiba – em frente à fabrica da Bosh

Dia 04/04 – São Paulo – Assembleia Legislativa – Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo – SP

Dia 10/05 – Ato Nacional em Brasília

Fonte: Portal CTB