Sem categoria

Aniversário inédito na história política brasileira

“O PCdoB é um partido que se diferencia, pois sempre trabalhou pelo e para o povo”. Essa afirmação foi proferida, de maneira unânime, por todos os comunistas que prestigiaram as festividades dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Por Joanne Mota e Mariana Viel

A comemoração do nonagésimo aniversário do PCdoB, que foi realizada neste sábado (24), na cidade do Rio de Janeiro, reuniu cerca de três mil comunistas, que emocionados relembraram fatos históricos da trajetória do Partido no país.

Em entrevista à TV Vermelho, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, disse que é um fato inédito na história política brasileira a existência de um partido que completa 90 anos. Renato ressaltou que em nove décadas de existência o Partido sempre defendeu as suas causas e a identidade comunista.

O senador Inácio Arruda disse ao Vermelho que, ao completar 90 anos, o Partido Comunista do Brasil reafirma sua representatividade na vida política do país. Segundo ele, basta olhar para a atuação do Partido no processo de luta e construção política e social assim como na resistência às opressões.

Arruda explicou que, mesmo quando o Partido respirou momentos sensíveis em sua história, o PCdoB nunca esmoreceu e nunca perdeu de vista sua bandeira em defesa do socialismo. “O Partido sempre deixou claro que a sociedade capitalista não é o futuro da humanidade, que a história não se encerra aí, muito pelo contrário”.

Para o secretário nacional de Comunicação José Reinaldo Carvalho, as comemorações dos 90 anos são também de todo o povo brasileiro.

Para o militante amazonense Ian Evanovick, ex-presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), o fato do Partido completar 90 anos deixa claro os enfrentamentos que o PCdoB teve que empreender para garantir suas conquistas. “O PCdoB sempre esteve na linha de frente para lutar pelo país, dialogando com todos os setores, mas tendo o povo, os movimentos populares, como referencial para as suas lutas. Para a juventude, participar de um Partido como o PCdoB é motivo de muito orgulho. Pois é um Partido que de fato prioriza a juventude, os trabalhadores, o povo brasileiro”, explicou.

A presidente do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), Socorro Gomes, falou da atuação dos comunistas brasileiros na história de luta dos povos no mundo.

Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), reafirmou a alegria de compor os quadros do Partido. “Desde a sua fundação, a raiz do PCdoB sempre esteve fincada na luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais. Isso legou ao PCdoB uma trajetória de lutas pelo e para o povo. Então, os trabalhadores têm uma enorme satisfação em fazer parte desse Partido, de compor essa história. Até porque essa comemoração deixa clara a postura histórica assumida por este Partido, uma postura concreta, fundamentada e sempre voltada para a soberania e para a justiça social em nosso país”, ressalta o dirigente.

Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, falou da importância da participação da juventude na atual construção do Partido. Ela lembrou que por cerca de 40 anos participou de importantes lutas ao lado do Cavaleiro da Esperança. Maria Prestes reforçou ainda que enquanto puder e for convidada continuará atuando e contribuindo para as batalhas e lutas do Partido.

José Dirceu afirmou que os 90 anos do PCdoB estão ligados à própria história do país. “O aniversário do Partido mais antigo do Brasil é um resgate das nossas lutas. Sem o PCdoB, não teríamos nem o Brasil democrático, nem os governos do presidente Lula e da presidente Dilma. O Partido foi fundamental para eu me manter de pé. Sinto-me também um militante do PCdoB”.

O ex-secretário-geral da Presidência da República e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci – que representou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na festa –, lembrou dos fatos marcantes da história do país que tiveram a presença combativa dos comunistas brasileiros.

Com rima e política

Ainda em entrevista ao Vermelho, o vereador e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PCdoB, Netinho de Paula, afirmou que o Partido Comunista do Brasil se diferencia dos demais e entende quais são as reais necessidades de nosso país. “Nosso Partido consegue admirar o comunismo de Cuba, o comunismo da China, sem perder como foco a vontade de criar o comunismo brasileiro. É um partido que sempre se renova. E com 90 anos é o mais experiente”.

O ator Sérgio Mamberti lembrou que o PCdoB é um partido comprometido com as lutas e as transformações sociais do povo brasileiro através da cultura.

Do mesmo modo, a deputada estadual Leci Brandão falou do orgulho que sente em poder fazer parte do PCdoB. “Mesmo sendo da turma do jardim de infância do Partido, visto que minha filiação é recente, sempre estive próximo a ele, sempre cantei para essa militância. Sinto-me honrada em hoje compor este Partido e de representá-lo em uma das mais importantes Assembleias do país. E embora não tenha pegado em armas, sinto-me orgulhosa de hoje compor esse grupo e de poder cantar, agora como militante, nos 90 anos do Partido”, disse a deputada comunista.

O sambista comunista Martinho da Vila – que ao lado de Netinho e Leci comandou o show em homenagem aos 90 anos – reforçou o papel protagonista que a cultura sempre teve na história do PCdoB.

“A música e as artes de uma maneira geral sempre participaram de todas as mudanças políticas que aconteceram no mundo. O Partido sempre teve essa consciência. Em todos os seus eventos a cultura está presente. Nos tempos políticos passados ninguém nunca cuidou muito da base. Sempre usavam a base para as suas campanhas eleitorais e depois davam ‘aquela forcinha’. Depois do governo Lula isso mudou completamente. O número de pobreza indecente – que ainda temos bastante – diminuiu muito. E a ação do Partido foi muito importante.”

Martinho afirmou ainda que optou por integrar as fileiras partidárias do PCdoB porque acredita nas ideias e na história do Partido. “Sou filiado ao PCdoB, não com o objetivo de candidaturas, mas com o objetivo principal de incentivar outras pessoas a virem para o Partido”.

Leia também:

Renato Rabelo: PCdoB e o Brasil, tudo a ver

Comunistas de todo o Brasil festejam os 90 anos do PCdoB