Sem categoria

China descarta participar de reunião sobre Síria na Turquia

A China descartou participar da reunião dos denominados "Amigos da Síria" que será efetuada na cidade turca de Istambul na próxima semana, para a qual foi convidada, segundo informaram nesta segunda fontes oficiais.

O porta-voz da chancelaria, Hong Lei, disse à imprensa que o governo chinês está ciente desse encontro, o segundo de seu tipo. O anterior foi realizado na Tunísia no mês passado. "Diante de atual situação, a China considerou que não assistirá", disse.

"As decisões da comunidade internacional sobre a Síria devem ajudar a aliviar a situação nesse país, promover o diálogo político, resolver as disputas e manter a paz e a estabilidade no Oriente Médio", acrescentou o porta-voz.

De acordo com Hong, a solução desse conflito requer a participação e o diálogo entre as principais partes envolvidas, para o qual devem ser criadas condições favoráveis, agregou.

Ele reiterou que a China continuará trabalhando com todas as partes pertinentes e desempenhando um papel construtivo para resolver a referida crise. As declarações de Hong precedem uma visita, a partir de amanhã, do enviado da ONU e da Liga Árabe para o mencionado país árabe, Kofi Annan, cuja missão Beijing apoia.

O ex-secretário geral das Nações Unidas chegará a Beijing depois de sustentar conversas ontem com autoridades russas, inclusive com o presidente Dmitri Medvedev, que expressou confiança no sucesso dos esforços mediadores de seu interlocutor.

O fórum dos "Amigos da Síria" agrupa nações árabes e ocidentais, assim como a organizações empenhadas em forçar a saída do governo do presidente Bashar Al-Assad.

A China e a Rússia, entre outros, recusaram o convite ao encontro do mês passado por considerar que apoiaria uma maior intromissão nos assuntos internos de um Estado soberano.

Fonte: Prensa Latina