Sesa atualiza mais de 100 médicos no tratamento da dengue

A capacitação rápida dos profissionais de saúde é a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento prestado a pacientes com dengue. Para aplicar essa estratégia no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado receberá técnicos do Ministério da Saúde que irão ministrar o curso de formação de monitores regionais para 140 médicos e enfermeiros, nesta quarta e quinta-feira,28 e 29 de março, na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, Av Olavo Bilac, 1200, Presidente Kennedy.

Aos monitores será apresentado o novo protocolo de manejo clínico de pacientes com dengue. Ele conhecerão, também, o protocolo de organização dos serviços de saúde para a assistência aos pacientes serão treinados para realizar a capacitação rápida. O objetivo da capacitação rápida, em 15 minutos, é atingir o maior número possível de profissionais de saúde. A iniciativa faz parte de uma nova metodologia baseada no manejo clínico para melhor identificar e atender pacientes com quadro de dengue. Os monitores irão reproduzir a capacitação rápida para profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e unidades de saúde de todo o Estado.

Para reforçar as ações de controle do mosquito da dengue neste ano, a Secretaria da Saúde do Estado realiza desde o final de 2011 cursos de atualização para agentes de endemias. Capacitou no mês de novembro 300 agentes de endemias de 32 municípios das regionais de saúde de Brejo Santo, Crato e Icó. Em maio será a vez dos agentes de endemias dos 10 municípios das regionais de Iguatu receberem treinamento. Os agentes de endemias são trabalhadores dos municípios responsáveis pelo trabalho de campo no combate aos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, visitando casa a casa e fazendo o controle dos focos do mosquito. Com os cursos, eles recebem treinamento sobre os métodos de controle do vetor e operacionalização das ações de campo, têm noções de entomologia e dos aspectos epidemiológicos da dengue.

Este ano, 54 municípios cearenses foram contemplados com incentivo do Ministério da Saúde para ampliação das ações contra a dengue. Esses municípios incluíram nos planos de contingência, entre outras ações exigidas pelo Ministério da Saúde, a garantia de manutenção de número adequado de agentes de controle de endemias, de acordo com o parâmetro de 1 agente para cada mil imóveis nas atividades de visitas domiciliares, realização de 80% das visitas domiciliares em pelo menos quatro ciclos bimestrais de trabalho e de pelo menos três Levantamentos Rápidos de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), em janeiro, março e outubro.

Fonte: Sesa