Arruda Bastos defende investimentos do Estado na atenção básica

“O investimento do Estado na atenção básica é justo. Primeiro porque saúde é um direito da população e depois porque o município de Aquiraz recebeu os R$ 178.676.00 para a construção da Unidade Básica de Saúde da Família em consequência do cumprimento das metas definidas pelo governo do Estado, como a cobertura de 70 por cento do PSF, realização de no mínimo quatro consultas às gestantes e ainda participação nos consórcios públicos de saúde”, disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

O discurso foi na inauguração da UBSF na Prainha em Aquiraz, região Metropolitana, na manhã desta quinta-feira, 29. O secretário destacou que a nova unidade tem o mesmo padrão arquitetônico e sanitário de outras 149 Unidades Básicas de Saúde da Família também construídas com recursos do governo do Estado, um total de R$ 26.676.000,00, em diferentes municípios de todas as microrregiões do Ceará.

O prefeito do município, Edson Sá, ressaltou as melhorias que a nova unidade trará para os profissionais e para as famílias atendidas: “num só lugar, com instalações modernas, as famílias receberão os mais diferentes tipos de serviços de saúde, a exemplo de atendimento médico, odontológico, de enfermagem, vacinação, dispensação de medicamentos e os profissionais passam a trabalhar num ambiente confortável, climatizado, e móveis novos”. Ao contrário do antigo posto de saúde, que funcionava numa casa inadequada e alugada pela Prefeitura Municipal e distante da comunidade, agora a nova UBSF fica mais próxima das famílias da comunidade, denominada de “Os 13”, na Prainha, facilitando o acesso aos serviços da atenção básica, como a consulta à gestante, a aplicação de vacina, recebimento de medicamentos, aplicação de flúor.

Cariri

Neste sábado, 2 de abril, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde da Família em Aurora, na macrorregião do Cariri. A inauguração está marcada para as 9 horas. Somente no Cariri, com recursos do Estado, foram construídas 33 UBSFs.

Fonte: Sesa