Sem categoria

De norte a sul do país, militância do PCdoB manifesta seu orgulho

Uma sessão solene realizada na quinta-feira (29), no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou o PCdoB pela passagem dos 90 anos de fundação. Lideranças de vários partidos políticos, dos movimentos sociais e parlamentares prestigiaram o evento, que contou também com a presença do secretário nacional de Comunicação do Partido, José Reinaldo Carvalho.

Sessão Maranhão - Celedônio Jr

A realização da sessão foi proposta pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e aprovada por unanimidade.

Representantes do PTC, PRTB, PSB, PDT, PPS, PP e PT participaram da homenagem e destacaram o papel fundamental do PCdoB na luta em defesa do Brasil nestes 90 anos de existência.

Na abertura da sessão, Rubens Júnior, discorreu sobre a longa trajetória do Partido que “esteve presente nas principais batalhas do povo brasileiro, resistindo à ditadura, às opressões e, muitas vezes, pagando com a própria vida de seus militantes”. E afirmou ainda que a sessão “era um momento de reconhecimento ao partido e às várias gerações de militantes que lutaram e lutam pela democracia e no combate às injustiças em todo o Brasil e no Maranhão”.

O secretário nacional de Comunicação do PCdoB registrou que, “de norte a sul do país, a militância do Partido Comunista do Brasil manifesta de diferentes maneiras o justo orgulho de pertencer a uma organização de vanguarda, que tanto tem contribuído para as conquistas políticas e sociais do povo brasileiro e está em permanente luta por transformações revolucionárias no Brasil e no mundo.”

Para José Reinaldo, a celebração do 90º aniversário do Partido, que transcorreu em 25 de março, enseja reflexões sobre o legado da história gloriosa vivida de 1922 até os dias atuais, a natureza do partido, seus objetivos, ideologia, composição social das fileiras, tarefas do momento e perspectivas.

Lembrou, ainda, que o legado do PCdoB está “na contribuição que deu às lutas e conquistas dos trabalhadores, à defesa da soberania nacional, à democracia e à luta anti-imperialista internacional, o Partido Comunista do Brasil afiançou-se como uma organização política indispensável na luta pela emancipação nacional e social, pela construção de uma sociedade justa, livre da opressão e exploração capitalistas”.

Segundo ele, todas as conquistas democráticas, patrióticas e sociais do povo brasileiro são indissociáveis da luta dos comunistas durante estas nove décadas. Por isso, a data em que se comemora o aniversário da fundação do partido não pertence apenas aos comunistas, mas a todo o povo brasileiro, às forças políticas que sinceramente lutam por um Brasil democrático, soberano, socialmente justo e progressista.

O dirigente nacional do PCdoB encerrou sua fala afirmando que “este é o curso concreto sobre o qual podemos e devemos construir um grande e forte partido comunista, herdeiro do legado revolucionário dos 90 anos transcorridos. Um partido dos trabalhadores, de esquerda, com acentuado caráter de classe, portador de um Programa Socialista. Por isso é necessário fortalecê-lo sempre e capacitá-lo a desempenhar um papel decisivo na luta pelo socialismo no Brasil. Segurar com firmeza esta bandeira e cumprir esta tarefa é o que corresponde à atual geração de comunistas. Viva o povo brasileiro! Viva o PCdoB!”.

A sessão foi marcada pela presença de várias autoridades políticas do estado, lideranças partidárias e dos movimentos sociais, entre elas, os pré-candidatos a prefeitos de São Luís, Tadeu Palácio (PP), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha(PSB),Bira do Pindaré (PT), Edivaldo Holanda Júnior (PTC); o deputado federal Werverton Araujo (PDT);o deputado Marcelo Tavares(PSB) e o ex-deputado Edivaldo Holanda(PTC); presidente da UJS MA, Henrique Carneiro; diretora da UNE, Renata Pearce; e o presidente da CTB, Júlio Guterres.

Com informações da Ascom da Assembleia Legislativa do Maranhão