Maranguape: Emoção e homenagens marcaram missa de Chico Anysio

Maranguape amanheceu cinzenta e saudosa pela perca, há sete dias, de um dos seus filhos mais ilustres: o humorista Chico Anysio. A população que foi participar da missa de 7º dia em memória do conterrâneo foi recebida ao som do Hino ao Músico (tema de abertura dos programas humorísticos de Chico Anysio) interpretado pela banda de Música Maestro João Inácio Fonseca.

A cerimônia realizada nesta quinta-feira (29/03) foi organizada pela Prefeitura de Maranguape, por meio do Cerimonial do Gabinete do Prefeito e da FITEC (Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura).

Centenas de pessoas entre elas, o prefeito George Valentim e a primeira dama, o senador Inácio Arruda e o deputado estadual Lula Morais (ambos do PCdoB), além de vereadores do município, moradores e estudantes foram à Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha participar da celebração. Estavam presentes Carlos Prata, Dona Marilene, Dona Inês, Dona Aparecida e Dona Cecília, da família Prata Cavalcante, parentes de Chico Anysio. Membros do Sindicato dos Humoristas do Estado do Ceará (Sindihumor), entre eles o humorista e presidente da Associação Cearense dos Humoristas, Jáder Soares (o Zebrinha), também marcaram presença.

Durante o ofertório, foi levado para o altar uma imagem de São Francisco (de quem Chico Anysio era devoto) e o troféu do Festival Nacional de Humor de Maranguape, com um dos personagens mais famosos, o Professor Raimundo, que foram colocados sobre a bandeira do município. Fiéis levaram rosas brancas para o altar.

Jáder Soares homenageou o amigo ao fazer a leitura de dois textos. O primeiro, a pedido da família de Chico (especificamente, o irmão mais velho, Elano de Paula) que foi escrito pelo jornalista João Soares Neto, e o segundo, um poema do próprio Jáder.

O padre Rafhael Maciel, que é reitor do Seminário da Prainha, maranguapense que presidiu a missa, falou do dom de Chico Anysio que era o de fazer as pessoas felizes. “Chico Anysio é sinal de que se acreditarmos na vida, podemos também fazer os outros felizes”, disse. A celebração foi encerrada pela dupla de sanfoneiros maranguapenses, Sirano e Sirino que interpretaram a Oração de São Francisco.

Fonte: Prefeitura de Maranguape