Câmara Municipal de Ijuí homenageia 90 anos do PCdoB

Numa sessão com o plenário absolutamente lotado em virtude da manifestação dos servidores públicos municipais em greve, a direção do PCdoB de Ijuí recebeu homenagem pelos 90 anos do partido nesta segunda-feira (02), no parlamento ijuiense. Receberam a homenagem o presidente do partido Ângelo Schiavo e Agenor Castoldi, membro da executiva municipal e um dos fundadores do partido em Ijuí.

Câmara de Ijui homenageia 90 anos do PCdoB - Divulgação

A proponente da homenagem, vereadora Rosane Simon, foi a primeira a se manifestar. Ela saudou o público presente, ressaltando a importância da manifestação do funcionalismo, pelo reajuste da categoria e lembrou que o PCdoB tem uma história de luta ao lado do povo e dos trabalhadores. “Nossa atuação é marcada pela organização e pela luta ao lado da juventude, das mulheres, aposentados e dos trabalhadores. E quando vemos aqui o Agenor Castoldi, que viveu e sofreu o período de ditadura neste país, lembramos da experiência do nosso partido e da longa história de luta por democracia. E ao lado desta experiência de luta, vemos o nosso jovem presidente, o Ângelo, nesta importante tarefa de conduzir o Partido em Ijuí. Nestes dois militantes vemos o PCdoB, nesta mescla entre a experiência e juventude que deixa o partido, mesmo ao passar de tantos anos, cada vez mais jovem e mais combativo”.

Em nome do Partido, o presidente Ângelo Schiavo foi o próximo a falar. Ele também lembrou do período de ausência das liberdades democráticas que marcaram profundamente a história do Partido. Lembrou das torturas sofridas por muitos militantes e citou novamente Agenor Castoldi e a participação ativa do PCdoB na luta por democracia. “Lutamos pela liberdade de culto, pelo voto feminino, contra a exploração do trabalhador, contra a ditadura e por soberania, em campanhas como “O petróleo é nosso”. Essa luta do povo brasileiro resultou neste período democrático que permite a plena manifestação de trabalhadores, como vemos nesta mobilização do funcionalismo municipal de Ijuí. São estes valores que o Partido carrega e que são síntese da nossa experiência e bagagem de luta, mas conquistas acima de tudo, do povo brasileiro”.


Manifestação das bancadas

Todas as bancadas parabenizaram o Partido. “O PCdoB tem importante e ativa atuação no governo federal. Em nome do PDT, quero desejar os parabéns e vida longa ao partido”, disse o vereador Marcos Barriquello.

O vereador César Busnello, do PSB, lamentou que o PCdoB ainda sofra preconceitos em pleno século XXI, mas lembrou que a sociedade avança e adquire consciência política, superando o preconceito. “Quero lembrar da importância do PCdoB não só para o país e para o estado, mas também em Ijuí, onde a atuação do Junior Piaia em dois mandatos como vereador nesta casa e este mandato da colega Rosane Simon, seguem uma linha política cidadã e de conquistas e implementação de importantes políticas públicas”.

“O PMDB saúda o PCdoB e a sua direção, lembrando o projeto do Código Florestal, do Deputado do PCdoB Aldo Rabelo, tão importante para a pequena agricultura na nossa região”, disse o vereador Daniel Perondi.

“Temos diferenças, mas há também entendimento. Cumprimento o PCdoB em nome do PSDB. Está ai, velhinho, mas se renovando com a juventude. Parabéns”, foi a manifestação do Vereador Gladimir Ribeiro da Silva.

“O PP também presta sua homenagem ao PCdoB. Particularmente quero lembrar da atuação conjunta com Junior Piaia nesta casa, sempre com muito respeito e colaboração”, disse o vereador Rubem Jagmin.

Por fim o presidente da casa, Claudiomiro Pezzeta saudou o PCdoB em nome do Poder Legislativo Ijuiense e um certificado em homenagem aos 90 anos do partido foi entregue ao presidente Ângelo Schiavo pela vereadora Rosane Simon.

Fonte: PCdoB Ijuí