Sem categoria

São Paulo concede Prêmio Secopa a "personalidades do futebol"

Primeiros homenageados serão o goleiro Marcos, Orlando Duarte, Primo Carbonari e Paulo Machado de Carvalho. Cerimônia da premiação ocorre em 13 de abril, na Prefeitura de São Paulo.

Por iniciativa da Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo e do Comitê Municipal da Copa, a cidade de São Paulo vai homenagear "personalidades do futebol" com o Prêmio Secopa. A cerimônia de premiação ocorrerá no próximo dia 13 de abril, às 10 horas, no Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura paulistana).

O ex-goleiro Marcos, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa-2002, será agraciado na categoria "Esporte". Já Orlando Duarte, o jornalista que mais cobriu edições da Copa do Mundo em todos os tempos, receberá o Prêmio Secopa na categoria "Comunicação". Os dois outros premiados – o documentarista Primo Carbonari ("Cultura") e o empresário Paulo Machado de Carvalho ("Sociedade Civil") – receberão homenagens póstumas.

Segundo Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, secretário especial da Copa, "esses nomes representam milhares de personalidades que ajudaram a difundir e a valorizar o futebol, sobretudo na cidade de São Paulo. Pelo que fizeram, todos eles merecem nossa lembrança e nosso reconhecimento".

O Prêmio Secopa também pretende resgatar as contribuições de São Paulo para o esporte nacional. "Se o Brasil – como diria o dramaturgo Nelson Rodrigues – é a 'pátria de chuteiras', a cidade de São Paulo pode ser considerada o 'berço' dessa pátria", aponta Gilmar Tadeu, evocando a figura de Charles Miller. Foi este paulistano de nome inglês que, em 1895, promoveu a primeira partida do futebol brasileiro, em São Paulo, próximo ao atual Parque Dom Pedro, na região central.

"Temos uma tradição futebolística de quase 120 anos, que vai culminar na abertura da próxima Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em Itaquera. A formação de São Paulo como metrópole e o desenvolvimento do futebol na cidade são fatos históricos que se confundem", finaliza o secretário da Copa.

SERVIÇO

Cerimônia de Entrega do Prêmio Secopa
Data: 13 de abril de 2012, sexta-feira, às 10 horas
Local: Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, 15 – 7º andar – Centro – São Paulo)
Premiados: Marcos, Orlando Duarte, Primo Carbonari e Paulo Machado de Carvalho
Promoção: SECOPA e Comitê Municipal da Copa

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secopa