Lucia alerta para a má qualidade dos alimentos vendidos em Manaus

Durante a tribuna popular realizada, nesta segunda-feira (09/04), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para marcar o Dia Mundial da Saúde, que é comemorado em 7 de abril, a vereadora Lucia Antony (PCdoB), autora da propositura, expressou sua preocupação com a má qualidade dos alimentos consumidos na cidade.

Ao defender a adoção de medidas que preservem a saúde da população, ela fez um apelo para que o Poder Público assuma sua responsabilidade em garantir uma alimentação saudável para o povo de Manaus. “Os alimentos comercializados hoje oferecem riscos à saúde devido a grande quantidade de agrotóxicos e outros produtos químicos que são utilizados na produção de frutas, verduras e legumes. O Poder Público precisa incentivar a eliminação dos agrotóxicos e, por outro lado, deve investir na produção de alimentos orgânicos” afirmou Lucia Antony, que é vice presidente da Comissão de Saúde do Legislativo Municipal.

Por sua vez, a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Elisa Vieira Vandelli, que foi a palestrante do evento, destacou que o consumo de produtos contaminados pelos agrotóxicos tem contribuído para a evolução de doenças neurológicas e de infertilidade. Ela sugeriu a ideia de que a população seja estimulada a consumir os produtos regionais, que são mais saudáveis, e não usam ou possuem uma porcentagem bem menor de resíduos químicos. “Quanto mais longe for a origem do alimento, mais agrotóxico este produto terá”, explicou a pesquisadora, que é coordenadora da Campanha Nacional contra os Agrotóxicos.

Lucia Antony defendeu também que os produtos da agricultura familiar sejam usados na merenda das escolas públicas de Manaus. “O Brasil está saindo de um país desnutrido para obeso, desenvolvendo uma série de doenças causadas pela má qualidade do alimento consumido”, salientou.

Assessoria de Imprensa