Sem categoria

Produção industrial cresce 6,2% em fevereiro, aponta IBGE

A produção industrial brasileira cresceu em sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de janeiro para fevereiro.

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, divulgados nesta terça-feira (11), a principal expansão foi observada no Pará, que registrou aumento de 6,2% em fevereiro, depois de ter apresentado queda de 13,3% um mês antes.

Os demais locais onde houve expansão na produção acima da média nacional (1,3%) foram: Rio de Janeiro (3,7%), Minas Gerais (3%), Ceará (2,5%) e São Paulo (1,5%).

Também tiveram crescimento o Espírito Santo (1,3%) e a Região Nordeste (0,8%).

Registraram redução na atividade fabril na passagem de um mês para o outro o Paraná (-7,7%), Goiás (-3,9%), o Rio Grande do Sul (-3,5%), a Bahia (-0,6%), Pernambuco (-0,5%), o Amazonas (-0,4%) e Santa Catarina (-0,2%).

Na comparação com fevereiro de 2011, oito dos 14 locais apresentaram diminuição na produção. O documento do IBGE destaca que o resultado pode ter sido influenciado pelo chamado efeito calendário, já que fevereiro de 2012 teve um dia útil a menos do que o mesmo mês do ano anterior.

O Rio de Janeiro (-9%), o Amazonas (-8,3%), São Paulo (-6,6%), Ceará (-6%) e Santa Catarina (-4,5%) foram os locais com as principais quedas, superiores à média nacional (-3,9%) no período. 

 Fonte: Agência Brasil