Sem categoria

Golpe de 2002 na Venezuela ganha versão em desenho animado

Uma curta-metragem transforma os personagens centrais do golpe de Estado fracassado de abril de 2002 sobre o governo de Hugo Chávez, na Venezuela, em desenho animado. "Abril.02" foi produzido pelo canal público ViVe e mistura rock, cenas de ação e técnicas de história em quadrinhos para dar vida a cenas históricas e personagens que não foram registrados pelas câmaras de TV.

Baseado nos incidentes que levaram ao golpe contra Chávez há 10 anos, "Abril.02" reconstrói, por meio de cenas de animação, a tentativa de golpe de Estado que manteve o presidente afastado do poder durante 47 horas.

O desenho animado é baseada em declarações de testemunhas que foram interrogadas pela Justiça venezuelana, documentos registrados em livros e declarações do próprio presidente.

O filme é dirigido aos jovens que eram crianças ou adolescentes há 10 anos. "Os jovens venezuelanos, em sua maioria, conhecem a história, porém não sabem os detalhes do que ocorreu nos bastidores em abril de 2002", disse à BBC Brasil Mirko Casale, que compartilha a direção do curta-metragem com Veruscka Cavallaro.

Confira a reportagem e trechos do curta-metragem:


Da redação com BBC Brasil