Sem categoria

Juventude do MST faz homenagem às vítimas de Carajás

Para homenagear os 21 trabalhadores rurais mortos em eldorado dos Carajás, no Pará, jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) daquele estado estão acampados na região onde ocorreu o massacre, há 16 anos, durante uma operação da Polícia Militar.

O 7° Acampamento Pedagógico “Oziel Alves” começou no domingo (8). Desde 2006, a juventude Sem Terra do Pará se reúne em memória às vítimas e cobram justiça. Neste ano, realizam diversas plenárias de debates com temas relacionados à questão agrária e a atual realidade e desafios no campo como educação, agroecologia, agrotóxicos, a luta das mulheres e violência. Além disso, realizam oficinas e cinema na terra.

O Massacre de Eldorado dos Carajás, que repercutiu na imprensa internacional, está entre um dos acontecimentos que mais envergonham os defensores dos direitos humanos no Brasil, tendo em vista as violações dos direitos dos trabalhadores e a impunidade que paira sobre o acontecimento. Até hoje, ninguém foi preso apesar das condenações dos dois comandantes da PM. Eles foram sentenciados há 220 anos de detenção.

Todos os dias durante o acampamento, que irá até o dia 17 desse mês, às 17h os jovens fazem o fechamento da rodovia (BR-155) por 21 minutos, em memória ao massacre. No último dia do acampamento, 17 de abril, cunhado como Dia Internacional da Luta Camponesa, acontece um ato político na chamada 'Curva do “S”'.

Com MST