Maranguape inaugura UBASF construída com recursos do Estado

Às 18h30 da próxima quarta-feira, 18, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde da Família em Maranguape que foi construída com recursos do Governo do Estado, um total de R$ 178.676,00. Agora a comunidade do Parque Santa Fé, formada por 980 famílias, terá UBSF própria, localizada na Rua Robert Braquehais, s/n.

Antes da nova unidade eram atendidas no posto de saúde em um prédio onde já eram assistidas outras 1.654 famílias do Centro de Maranguape. “As duas comunidades, do Parque Santa Fé e do Centro são beneficiadas porque ambas passam a ter unidades próprias, com mais estrutura e melhores condições de atendimento”, afirma a secretária de saúde do município, Sandra Mendes Carneiro.

Segundo destaca, já a partir do dia seguinte após a inauguração, quinta-feira, 19, os profissionais e as famílias serão acolhidas em ambientes amplos e refrigerados. É assim no consultório médico, odontológico, da enfermagem e ainda na sala de convivência, onde grupos de gestantes, idosos, adolescentes recebem orientações sobre cuidados com a saúde, como evitar doenças e ter qualidade de vida. Como em todas as 150 Unidades Básicas de Saúde da Família, construídas em 150 municípios com recursos do Estado, no total de R$ 26 milhões e 600 mil, os banheiros são adequados às pessoas com deficiência para garantir acessibilidade.

Região Metropolitana

Na Região Metropolitana, o Governo do Estado liberou recursos para a construção de 16 Unidades Básicas de Saúde da Família. Em todos o mesmo objetivo: apoiar e reforçar as ações básicas em saúde nos municípios. Nas novas unidades, a população conta com serviços médicos, odontológicos, de vacinação, exames de prevenção às gestantes e recebe informações e orientações diversificadas sobre prevenção às diferentes doenças.

Fonte: Sesa