Governo do Estado inaugura mais uma UPA 24h em Fortaleza

A população de mais uma regional de Fortaleza será assistida em casos de urgência e emergência em uma nova unidade construída pelo Governo do Estado e o Governo Federal. O Governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, inauguram nesta quinta-feira, 19, às 18 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) no Autran Nunes, bairro da regional III.

O atendimento na UPA 24h, que fica na Avenida Senador Fernandes Távora, s/n, onde funcionava o Centro de Controle de Zoonoses, já começa logo após a inauguração. Com porte II, a unidade tem 13 leitos, 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas e odontológicas para adultos e crianças, realiza exames laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma.

A UPA 24h no Autran Nunes foi um investimento de R$2.725.000,00 nas instalações e mais R$800.000,00 na aquisição de equipamentos, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Com essa unidade, aumenta para duas o número de UPAs 24h na capital atendendo casos de hipertensão arterial, dores no peito, febre, falta de ar e primeiros socorros em casos de queimaduras, cortes e quedas. Esse número vai subir para quatro. Mais duas UPAs 24h estão com as instalações prontas em Fortaleza, nos bairros Canindezinho e Coaçu. Estão recebendo os equipamentos para serem inauguradas pelo Governador nos próximos 40 dias.

A primeira UPA 24h na capital, localizada na Rua Júlio Silva, 440, na Praia do Futuro, com porte III, abriu as portas à população no último dia 22 de março. De lá para cá, com 43 médicos e 18 enfermeiros, realizou 4.441 atendimentos. Entre 30 e 40% casos considerados de maior gravidade, como pacientes em crises de hipertensão, necessitando ficar em observação e monitoramento até 24 horas, tempo máxima de permanência na UPA 24h – abaixo veja como funciona a UPA 24h.

Perfil de Atendimento na UPA 24h

Ninguém escolhe hora nem dia para adoecer ou passar mal. Quando isso acontece no período da noite ou nos finais de semana fica mais difícil para a população ser atendida porque os postos de saúde estão fechados e as emergências dos hospitais geralmente lotadas. Em Fortaleza, a população tem um novo serviço que não para nunca. A UPA 24h funciona dia e noite e todos os dias da semana, inclusive nos feriados, garantindo à população de Fortaleza atendimento em casos de urgência e emergência para crianças e adultos.

A UPA 24 horas não é um posto de saúde. Não é um hospital. É uma unidade intermediária. Realiza atendimentos em casos de urgência e emergência. Em casos de fraturas expostas de vítimas de acidentes no trânsito e ferimentos com armas, os pacientes já devem ser levados imediatamente aos hospitais referências em assistência em alta complexidade – IJF e HGF. Para priorizar os casos mais urgentes, o atendimento é feito com base na gravidade do quadro de saúde dos pacientes:

Rede de urgência e emergência

No Ceará, somente na primeira etapa da nova rede de assistência à saúde são 32 Unidades de Pronto Atendimento 24h. Outras 16 foram anunciadas este ano pelo Ministério da Saúde. Das 32 unidades, além das quatro na capital, há oito no interior com as instalações concluídas e sendo equipadas para inaugurações nos municípios de Canindé, Caucaia, Crateús, Horizonte, Eusébio, Pecém – em São Gonçalo, Pentecoste e São Benedito. A primeira UPA 24 no Estado, inaugurada em Maranguape há quatro meses, realizou aproximadamente 15 mil atendimentos, contribuindo para reduzir lotações nos hospitais.

Fonte: Sesa