Embratur investe em turismo de evento

Presidente da Embratur, Flávio Dino, aposta na promoção de turismo fora da alta temporada para captação de turistas de outros países


Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, a portaria que institui o Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais, uma iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Por meio do Programa, o Instituto vai disponibilizar R$ 3,8 milhões para auxiliar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de eventos internacionais. “O objetivo é diversificar os destinos turísticos brasileiros para o segmento de eventos”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

O principal ponto positivo do turismo de eventos, segundo Dino, é que ele geralmente é realizado fora dos períodos de alta temporada de férias. “Por isso, ajuda a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação mais continuada a hotéis e todos os agentes do turismo na cidade”, afirma o presidente da Embratur. “Queremos consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo”.

Atualmente o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), entidade mundial que contabiliza a realização de eventos internacionais. O ultimo dado, referente a 2010, indica a realização de 275 eventos internacionais em nosso país.

O edital apoiará ações de divulgação para captar eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição. O auxílio à captação vai consistir em apoio à candidatura do país (e à cidade) na fase da disputa para ser a sede. “Os temas podem ser técnico-científicos ou esportivos, lembrando que é necessário que o evento já tenha ocorrido em outros dois países que não sejam o Brasil”, acrescenta Dino.

O montante disponibilizado poderá ser utilizado para a produção de material promocional, organização de eventos, contratação de empresa de logística, locação de equipamentos, ações de publicidade e passagens aéreas. Entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos podem ser beneficiados pelo Programa.

Fonte: Blog Aquarela 2020, da Embratur