Mariachi: Patrimônio Cultural da Humanidade e a alma mexicana

Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o mariachi é um dos orgulhos do México. Este modelo de grupo musical é a alma cultural do país. Suas canções comovem, de geração em geração, todos os mexicanos. Estejam onde estiverem.

Os mariachis vestem um traje típico de charro, normalmente preto ou branco, e sombreros

O mariachi está presente tanto nas festas públicas como nas particulares como casamentos, aniversários, serenatas e outras comemorações familiares.

Composto geralmente de 12 músicos, pode ter mais. Vestem um traje típico de charro, normalmente de preto ou branco. Seus grandes chapéus são especialmente chamativos, os tradicionais sombreros.

No começo, os grupos eram integrados apenas por homens; no entanto, já muitas dessas orquestras incluem mulheres e existem até várias totalmente compostas por elas.

Seus instrumentos indispensáveis são a "vihuela", o violão, o violão gaúcho, o violino e a trombeta. No entanto, alguns têm mais instrumentos, como a flauta, a harpa e a sanfona.

Apesar de a sua concepção mais completa ter surgido durante o século 19 na região ocidental do país — nos estados de Jalisco, Michoacán e Nayarit — agora se encontra em todo o território nacional, assim como em outras muitas nações.

Durante seu início, esses grupos interpretavam canções de suas regiões originárias, mas depois ampliaram seus repertórios com rancheras, corridos, huapangos, sons jarochos, valsas e boleros mexicanos, e hoje em dia também incluem composições universais.

O cinema mexicano, em sua época de ouro nos anos 1940, popularizou internacionalmente o mariachi por meio dos filmes protagonizados por intérpretes como Tito Guízar, Jorge Negrete, Pedro Infante e Luis Aguilar.

No exterior, esta orquestra tem maior presença na Venezuela, Colômbia e El Salvador, assim como nos Estados Unidos devido à numerosa emigração mexicana.

Atualmente na cidade de Guadalajara é realizado anualmente o Encontro Internacional do Mariachi e a Charrería, ao qual assistem agrupamentos de numerosos países.

Sobre a origem do nome mariachi há várias versões, porém a mais divulgada, ainda que também questionada, é que provém da palavra francesa "mariage" (casamento).

Segundo esta explicação, nos tempos da invasão da França ao país, alguns soldados dessa nacionalidade chegavam onde ocorria uma festa em Jalisco, animada por um destes grupos.

Ao perguntarem aos estrangeiros o que estava sendo celebrado, responderam " c'est un mariage", de onde se derivou o nome a mariachi.

Entre as canções mais conhecidas que são interpretadas por esses grupos se encontram Cielito lindo, María bonita, México lindo y querido, Adelita e Las Mañanitas.

Assim mesmo estão El rey, Um mundo raro, Ai Jalisco no te rajes, El son de la negra, Amorcito corazón, Média vuelta e Volver, volver, só para mencionar algumas.

Na Cidade do México, o templo do mariachi é a popular Praça Garibaldi, onde muitos destes grupos vão diariamente, de manhã até a noite.

A esta praça se dirigem mexicanos e turistas estrangeiros para encontrar os músicos tradicionais, escutá-los na praça ou contratá-los para tocar em alguma festa.

Nessa praça pública, enquanto almoçava um saboroso taco "al pastor" bem "picoso" (tortilla de milho com carne de porco e pimenta mexicana), Pedro, que toca violão em uma das bandas, comentava que ali se canta "ao mero mexicano".

A Unesco declarou, em novembro do 2011, o mariachi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Durante a reunião do Comitê Intergovernamental para a Manutenção do Patrimônio Imaterial, que se celebrou em Bali, Indonésia, a proposta recebeu o voto unânime dos países participantes.

Com esse sétimo reconhecimento, México — junto à Colômbia e o Irã — ocupa o oitavo lugar entre os países que o possuem.

Essa lista está liderada pela China, com 29; Japão, com 20; Coreia, com 13, Croácia, com 11; Espanha, com 10; Turquia, com nove; e França, Índia e Mongólia, com oito.

Tais Patrimônios mexicanos são as Comemorações Indígenas dedicadas ao Dia dos Mortos (2008); a Cerimônia Ritual dos Voladores de Veracruz (2009); Tradições vivas e lugares de cor dos povos otomí-chichimecas, de Tolimán, em Querétaro (2009).

Também A Pirekua, canto tradicional de los p'urhépechas (2010); Os Parachicos na festa de janeiro de Chiapa de Corzo (2010); a Cozinha Tradicional Mexicana, o paradigma de Michoacán (2010) e agora o Mariachi, música de corda, canto e trombeta (2011).

Fonte: Prensa Latina