Aldo Rebelo garante que saída da Delta não atrasará Maracanã

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), assegurou neste sábado (21) que as obras do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), não serão prejudicadas por causa da saída da Delta Construções do consórcio responsável pela reforma. O Maracanã vai ser o palco da partida final da Copa do Mundo de 2014.

O ministro está no interior de São paulo e de lá reafirmou a confiança de que as obras do estádio carioca serão entregues no prazo previsto, fevereiro de 2013.

A informação sobre a saída da Delta do consórcio que está tocando a reforma do Maracanã consta de reportagem do jornal O Globo, publicada na edição de hoje (21). A Delta detém 30% do capital do consórcio e tem como sócias as empreiteiras Odebrecht Infraestrutura (49%) e Andrade Gutierrez (21%).

A Delta enfrenta dificuldades para conseguir crédito por causa do envolvimento da construtora com o empresário goiano Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar um esquema de exploração de jogos ilegais. A participação da Delta no consórcio, segundo o jornal, será comprada pelos dois sócios.

A Delta não confirmou a informação. Disse apenas, por nota, que “conforme código de conduta entre as empresas do Consórcio Maracanã Rio 2014, apenas o próprio consórcio se posiciona sobre todos os assuntos pertinentes a ele”. O consórcio também não se manifestou sobre o caso porque o governo do estado do Rio ainda não foi comunicado oficialmente da saída da Delta.

Na semana passada, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que, até o fim de abril, a reforma do estádio completará metade do trabalho previsto. Quando a reforma, orçada em R$ 850 milhões, for concluída, o torcedor vai encontrar um estádio bastante diferente. Além da modernização da infraestrutura e dos equipamentos, o campo de futebol será reduzido, as arquibancadas seguirão até a beira do gramado e a cobertura protegerá todos os espectadores da chuva. Tudo para atender às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Castelão

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, juntamente com o vice-governador do Ceará, Domingos Filho, e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, visitam na segunda-feira (23), às 10h, as obras do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), em Fortaleza, para acompanhamento dos preparativos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Com Agência Brasil e Ministério do Esporte