França terá primeiro turno da eleição presidencial no domingo

Uns 45 milhões de franceses estão convocados para irem às urnas no primeiro turno das eleições presidenciais na França, no domingo (22), quando 10 candidatos disputarão o cargo para os próximos cinco anos.

Se algum dos candidatos obtivesse a metade mais um dos votos, seria designado como o próximo governante do país, mas isto nunca aconteceu desde o início da denominada V República, em 1958.

De acordo com as pesquisas, 2012 não será a exceção e da dezena de competidores, os dois com maior número de votos passarão à rodada definitiva no próximo dia 6 de maio.

Tudo indica que eles serão o presidente e candidato à reeleição Nicolás Sarkozy, da União por um Movimento Popular (UMP); e François Hollande, do Partido Socialista (PS), que estão empatados, tecnicamente, em primeiro lugar.

Ainda que os 85 mil centros de votação têm programado abrir suas portas no domingo às 08:00 da manhã (06:00 no horário GMT), vários começaram a funcionar desde hoje.

Os departamentos e regiões além-mar de Sant-Pierre e Miquelon, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, São Bartolomeu, San Martin e a Polinésia francesa, nos quais habitam cerca de 900 mil eleitores, são os primeiros onde se vota a partir de hoje.

Também serão abertas nesta jornada as mesas eleitorais instaladas nos consulados da França no continente americano.

Esta medida foi colocada em prática há cinco anos para evitar que, pela diferença de horário, ainda se esteja votando nesses lugares, quando no território continental já sejam publicados os resultados iniciais.

Em alguns territórios como Mayotte (ilha no oceano índico), Reunião (ilha no oceano índico), Wallis y Fortuna (oceano pacífico), Caledônia (oceania), os cidadãos votarão ao mesmo tempo que na zona metropolitana.

O fechamento dos colégios também será escalonado, pois em 70% das comunas isto ocorrerá às 06:00 da tarde do domingo (16:00 GMT).

Uma hora depois, pararão de funcionar os centros nas cidades de Toulon, Rennes, Tours, Orléans ou Béziers, enquanto que em Paris, Marselha, Estrasburgo, Toulouse, Niza, Montpellier, Nantes, Bordeaux e Grenoble será às 08:00 da noite (18:00 GMT).

A partir desse momento, levanta-se a interdição eleitoral, os candidatos podem retornar a suas atividades públicas e se começarão a publicar os resultados parciais.

Fonte: Prensa Latina