UBM promove palestra com Aldo Arantes sobre Rio+20

Para discutir a agenda ambiental governamental, que se prepara para a Rio+20, em junho deste ano, a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Grupo Educacional UniBrasil, promovem o seminário Desenvolvimento Sustentável Soberano e a Rio+20, em Curitiba (PR), que contará com uma palestra com Aldo Arantes, secretário nacional de Meio Ambiente e membro da Comissão Política do PCdoB. A atividade será na sexta-feira (27), às 19h30, no Auditório Glaci Zancan.

A dois meses da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro, o seminário vai debater temas que serão abordados no encontro mundial. Um deles é a economia verde, que deve dominar os debates na cúpula.

Enquanto alguns países negociadores concordam com o estímulo à economia verde e a necessidade de se criar um organismo multilateral fortalecido para questões ambientais, os países em desenvolvimento questionam a eficácia do rótulo criado pelas nações para mais uma invenção do capitalismo, que tenta se apropriar dos recursos ambientais.

Também há um temor de que esse instrumento crie brechas para justificar medidas protecionistas como barreiras comerciais, imposição de padrões tecnológicos e pré-condições para receber ajuda externa. A solução que está sendo negociada é a de não propôr um padrão único de economia verde, mas modelos diferentes para cada país.

Da redação