Unilab: Arqueólogos encontram esqueleto de índio em Baturité

Um achado importante animou os integrantes da expedição exploradora do Cemitério Indígena, na Serra do Evaristo, em Baturité (CE). Na última semana, o professor e pesquisador Sérgio Francisco, doutor em arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encontrou, dentro de uma das urnas resgatadas, o esqueleto quase completo de um índio. Além do esqueleto, também foram encontradas ossos de pequenos animais de caça e panelinhas de barro utilizadas no ritual fúnebre.

Segundo o professor Sérgio Francisco, os objetos que foram utilizados no funeral do índio demonstram que ele deveria ser uma autoridade na tribo. O índio, do sexo masculino, tinha idade superior a 60 anos quando foi enterrado. Os moradores da Comunidade Quilombola do Evaristo, construída sobre o cemitério indígena, ao saberem da novidade, não perderam tempo e já apelidaram o esqueleto de “Tichico”.

Serra do Evaristo

O sítio-cemitério que existe na Serra do Evaristo é caracterizado pela presença de várias urnas de cerâmica, provavelmente utilizadas em rituais de sepultamento de indígenas que habitavam a região há centenas de anos. O projeto inicial do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional) terá uma duração de seis meses para a conclusão das pesquisas e divulgação dos resultados.

Durante o trabalho, estão sendo utilizadas técnicas diversas de escavação, que está sendo feita pela Arqueosocio (Consultoria em Arqueologia e Sociologia), que contratou pessoas da comunidade para auxiliarem nos trabalhos. Ao lado das escavações também acontecem as datações, ao final, serão agendadas visitas e, posteriormente, divulgar os resultados finais, com apresentação de relatórios e registros fotográficos. O local pode ser objeto de pesquisa por vários anos.

Introdução à Arqueologia

As riquezas arqueológicas do Ceará foram objeto de estudo dos alunos do curso de Introdução à Arqueologia, promovido pela Unilab, em parceria com a Arqueosocio (Consultoria em Arqueologia e Sociologia), Crede 8 (Secretaria da Educação do Estado) e Ponto de Cultura Quilombola Serra do Evaristo. Voltado para a comunidade do Maciço de Baturité, o curso teve carga horária de 20 horas/aula e ofereceu um total de 100 vagas. Durante o curso, os alunos participaram de aulas teóricas, de exibição de vídeos e de debates e também fizeram uma visita técnica ao sítio arqueológico da Serra do Evaristo, em Baturité.

Além de abordar os conceitos básicos de arqueologia e de patrimônio histórico e cultural, o curso buscou situar o tempo histórico no tempo das ciências naturais, desmistificando a pesquisa arqueológica e explorando seus aspectos históricos e teóricos. Nas aulas também foram discutidos os principais conceitos que norteiam o patrimônio arqueológico e apresentadas as principais metodologias utilizadas na pesquisa arqueológica de campo, laboratorial e institucional, com vistas ao entendimento da experiência do homem no tempo e espaço.

Fonte: Unilab