Aeroportos: João Ananias defende que segurança seja feita pela PF

A substituição de policiais federais nos aeroportos, portos e fronteiras por trabalhadores terceirizados pode comprometer o trabalho, já que a segurança desses locais é uma atividade de carreira de Estado e exclusiva da Polícia Federal (PF). A observação foi feita pelo deputado federal João Ananias (PCdoB) ao falar na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira, 24, sobre o movimento “Operação Padrão”, realizado pelos policiais federais no último dia 19, em todo o País.

João Ananias ressaltou que as ponderações feitas pelo movimento são legítimas. “É temerária a substituição de policiais formados para garantir segurança nos aeroportos, portos e fronteiras, por trabalhadores terceirizados”. O parlamentar fez um apelo à Presidenta Dilma e ao Ministro da Justiça para que essa situação seja revista.

Discurso na íntegra:

A Polícia Federal realizou dia 19 deste mês, nos aeroportos brasileiros, manifestações para chamar atenção da falta de segurança nos mesmos, tendo como um dos fatores para isso, a contratação de terceirizados, que estão desempenhando atividades próprias e exclusivas da Polícia Federal.

Convém destacarmos a legitimidade dessas ponderações contidas nesse movimento. É temerária a substituição de policiais formados para garantir segurança nos aeroportos, portos e fronteiras, por trabalhadores terceirizados. São atividades de carreira de Estado, não cabendo, sob pena de incorrermos em risco, substituí-las por pessoas que não foram devidamente preparadas.

Estive com Marcos Wink, Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, que fez questão de colocar que a operação padrão posta em prática, não causou transtornos aos passageiros, simplesmente, buscou alertar à população para o comprometimento da segurança nos aeroportos, portos e fronteiras de nosso imenso Brasil.

Diante dos grandes eventos que se aproximam, como a Copa das Federações e do Mundo e as Olimpíadas no Rio em 2016, nossa preocupação deve ser redobrada, para que possamos garantir segurança absoluta não só aos atletas, mas também a todos que virão ao nosso País.

Finalizo minha fala, fazendo um apelo à Presidente Dilma e ao Ministro da Justiça para que essa situação seja revista.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)