Recessão na Europa: Reino Unido pode ser o próximo da bancarrota

A economia do Reino Unido ingressou em um estado de recessão ao divulgar uma contração de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro trimestre de 2012, informaram nesta quarta-feira (25) fontes oficiais.

Segundo dados preliminares do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), esse comportamento esteve precedido por uma queda de 0,3% nos últimos três meses do passado ano.

Dessa forma, ao acumular dois trimestres consecutivos de retrocesso, a economia chegou a uma situação de recessão do ponto de vista técnico.

Cabe destacar que o descenso de janeiro a março em comparação com o período outubro-dezembro de 2011 foi superior às previsões anteriores dos analistas.

Assim, o resultado contrasta com as previsões do Tesouro britânico que apontavam a um discreto crescimento econômico no primeiro trimestre do atual exercício.

As autoridades atribuíram esse balanço aos efeitos da crise da dívida soberana na Eurozona, situação que atenta contra os esforços por reativar a expansão.

A ONS declarou que as cifras adversas obedecem a uma significativa contração da atividade no setor da construção, a maior nos últimos três anos.

O Reino Unido já se enfrentou com o problema da recessão entre abril de 2008 e junho de 2009.

Não obstante, o Escritório de Responsabilidade Orçamental considerou que o PIB do país deve crescer neste ano em torno de 0,8%, seguido de dois por cento em 2013 e 2,7% para 2014.

Fonte: Prensa Latina