Jornalista lança livro sobre negro e literatura
No próximo dia 14 de maio, o Teatro Vila Velha, no Centro de Salvador, será palco para o lançamento nacional do livro Διασπορά, um romance. A obra, publicada pela editora Casarão do Verbo, é resultado da primeira investida do jornalista e professor Fernando Conceição no campo da ficção.
Publicado 26/04/2012 14:15 | Editado 04/03/2020 16:18
Produzido após ter sido contemplado com dois editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – criação literária, em 2008, e demanda espontânea, no ano passado – o livro será lançado em meio ao debate sobre a condição do negro na literatura brasileira.
Uma mesa-redonda com o tema “O Negro na Literatura Brasileira – 124 anos Pós-abolição” antecederá a sessão de autógrafos e brindará os presentes com exposições dos professores Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon; Ana Célia Silva, doutora em Educação e autora de diversas obras sobre a representação social do negro no livro didático; e Florentina Silva de Souza, pesquisadora e doutora em Estudos Literários. A mesa debaterá o lugar do negro na literatura brasileira, apresentando um panorama histórico e o quadro atual do tema.
Além do debate, atores do Bando de Teatro Olodum apresentarão performances interpretando trechos do livro. A trama de Διασπορά está centrada na disputa pelo poder político na cidade de Salvador, durante as articulações que antecedem uma eleição municipal, e é perpassada pela discussão sobre as relações raciais. Na obra, o autor desvela os bastidores desta eleição fictícia, apresentando, através dos personagens, as contradições e os jogos de interesses que permeiam os cenários da disputa.