TST inaugura memorial de vítimas de acidente e lança portal

Dentro das homenagens ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST) inauguraram o memorial no TST com os nomes dos 2.796 trabalhadores mortos em acidentes de trabalho em 2011 e o portal do Programa Trabalho Seguro, que integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, fez os lançamentos na abertura do Seminário Sobre Liberdade Sindical e os Novos Rumos no Sindicalismo do Brasil. O memorial, instalado na entrada do prédio do TST, é um painel de dez metros por quatro com os nomes de todas as vítimas. Esses nomes também podem ser acessados no novo portal do Programa Trabalho Seguro.

O portal Programa Trabalho Seguro tem informações como notícias, atuação, campanhas, biblioteca, guias e dicas sobre saúde e segurança do trabalho. O programa é uma iniciativa do TST e do CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e à execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Este ano, já foram realizados dois atos públicos pelo Trabalho Seguro, o primeiro nas obras do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o outro no Arena das Dunas, em Natal (RN). Os eventos contaram com a participação dos trabalhadores, autoridades e de atletas como Ronaldo Fenômeno e Bebeto, representantes do Comitê Local da Fifa da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Origem da data

O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho porque nesse dia, em 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros.

Com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. No Brasil, a data foi instituída em 2005, passando a ser celebrado no País o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho no dia 28 de abril.

De Brasília
Com informações do TST