Carlos Barbosa: Câmara celebra os 90 anos do PCdoB

Tendo em vista a relevância para a história da democracia brasileira, a trajetória política e os grandes feitos em favor da igualdade, o Poder Legislativo de Carlos Barbosa comemorou nesta quinta-feira, 26, a passagem dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil.

Camara de Carlos barbosa homenageia PCdoB - Divulgação

A proposição da homenagem partiu do vereador Todson Marcelo Andrade (PCdoB), que atualmente também ocupa o cargo de Presidente do Diretório Municipal do PCdoB. Com o plenário da Câmara lotado, o ato contou com a presença de membros do partido, representantes de outros partidos políticos, simpatizantes e comunidade.

Como proponente, Todson falou sobre a responsabilidade de integrar um partido com tantos anos de existência. Seguiu o discurso no sentido de engrandecer os nomes daqueles que protagonizaram a história. De acordo com ele, os comunistas compreendem e motivam-se pela causa humana, pelas relações sociais, e nada mais justo que a comunidade reconheça essa trajetória. “Muito importante esse ato, especialmente por se tratar de uma homenagem na Casa do Povo, e não é qualquer partido, é o partido mais antigo em atuação no país. Um partido atuante, atual e possível. PCdoB é um partido da paz, e extremamente relevante porque as crises estão aí”, disse. Por fim, agradeceu pela oportunidade de representar os comunistas na Câmara e pela solenidade.

Representando o partido no Estado, participou também o Secretário Sindical do Diretório Estadual do PCdoB, Clóvis Dias Silva. Em sua manifestação, Clóvis demonstrou profundo conhecimento dos fatos históricos que marcaram a trajetória do partido comunista. Ele lembrou da fundação em 1922, do período em que os camaradas lutaram por seus ideais de forma clandestina, da organização em pequenos grupos, e do período da Ditadura Militar. E por fim, a ascensão, com a eleição de governadores e representantes nos poderes Legislativos. “Nosso partido tem cada vez mais, fruto da participação na vida e na democracia do país, condição de entender sua própria história. E no Brasil todo, o PCdoB tem promovido eventos, aproveitando os 90 anos, para refletir o que já foi feito, e o que será conquistado daqui para adiante”, considerou.

A Câmara presenteou os líderes com uma placa alusiva à data comemorativa com os dizeres: “Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa – Homenagem ao Partido Comunista do Brasil – 1922 – 2012 – 90 Anos em defesa da Democracia, da Soberania Nacional, dos Direitos dos Trabalhadores e do Socialismo.”

O presidente, Evandro Zibetti, encerrou a cerimônia referindo-se a realidade do PCdoB em Carlos Barbosa, especificamente pela atuação junto à Câmara de Vereadores, através de Todson. Zibetti discorreu sobre o respeito à democracia, e a preocupação em estudar proposições e aprovar iniciativas que colaboram com a comunidade, sejam elas de qualquer partido. “É natural que existam divergências, e elas são saudáveis, porque proporcionam o debate, o entendimento sobre determinado assunto. È assim que se constrói o futuro. Fico feliz de fazer parte da história do PCdoB aqui em Carlos Barbosa, e como eu disse, homenagem merecida. Parabéns!”, finalizou.

Para o Vermelho,
Angélica Maffi