Festa dos 90 anos do PCdoB no Ceará reune militância e aliados

Mais do que um jantar. O encontro realizado pelo PCdoB/CE na noite da última quinta-feira (26/04) no Náutico Atlético Cearense foi uma grande confraternização. O evento fez parte da programação em comemoração aos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil, o mais antigo em atividade no país.

Sindicalistas, Prefeitos, representantes da Cultura e da Universidade, empresários, movimentos sociais, parlamentares, políticos dos mais diversos partidos, pessoas vindas de outros municípios, lideranças do Ceará e até convidados de outros Estados. Foi neste clima de encontro e descontração que o PCdoB cearense realizou um jantar de adesão em comemoração aos 90 anos do Partido. Ao som do melhor da música brasileira, os convidados se confraternizaram num animado clima de reencontro.

Estiveram presentes no encontro representantes do PSB, PMDB, PT, PTB, PRB, PPL, PP, PSC e PV, além de prefeitos, deputados estaduais, federais, vereadores e representantes de vários setores sociedade.

Citando Luiz Inácio Lula da Silva, Inácio Carvalho, que coordenou o ato político, afirmou. “Como bem disse nosso ex-presidente e grande liderança nacional, este jantar é prova viva de que o PCdoB é um Partido que agrega amigos e diversas forças políticas”. Ao falar sobre o local do encontro festivo, Carvalho relembrou uma das maiores lideranças do PCdoB cearense. “Além de ser um clube tradicional da cidade, foi aqui que Bergson Gurjão Farias se destacou na seleção de basquete. Ele é um comunista que muito nos orgulha”, ratificou.

Nove décadas de história

Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, Presidente Estadual do PCdoB no Ceará, agradeceu a presença dos amigos e, entusiasmado, falou sobre o encontro. “Nos meses de março e abril deste ano, centenas de encontros semelhantes a este foram realizados em todo o país. Todos eles muito significativos, o que representa para nós uma unanimidade no mundo político, que reflete a trajetória dos comunistas no Brasil”.

Patinhas destacou a longevidade do PCdoB ao longo dessas nove décadas de atuação. “Mesmo com mais de 60 anos vivendo na clandestinidade, com seus principais líderes perseguidos, presos e assassinados, o Partido nunca deixou de existir, sempre defendendo o povo, a democracia e a liberdade”. Após 1985, com a legalidade, o PCdoB ganhou visibilidade. “A partir de então, passamos a conviver com o um mundo democrático e nossa estrutura partidária cresceu”, ratifica.

Atuação comunista

O dirigente comunista destacou que, com o fortalecimento da democracia, era preciso uma liderança que tivesse força para fazer o país avançar ainda mais. “Apoiamos Lula desde sua primeira campanha, em 1989, e fomos aliados em todas as demais disputas. Com sua eleição, em 2002, o PCdoB passa pela primeira vez em sua história a assumir responsabilidades em um governo federal”, reiterou Patinhas.

No Ceará, a aliança com o Governador Cid Gomes também proporcionou ao PCdoB integrar a equipe de Governo. “Assumimos a Secretaria de Saúde, inicialmente com João Ananias e depois com Arruda Bastos, e mostramos nossa capacidade de gerir. Juntos com Cid, dedicamos força em nome do desenvolvimento do nosso Estado”.

Toda essa trajetória de lutas e conquistas demonstra a força que o PCdoB tem. “Ao longo desses anos, fomos caluniados, acusados de terrorismo mas passamos a colaborar com ideias e ações para construir um Brasil próspero, justo e democrático. Homenagens como esta não são apenas para o PCdoB mas para os que construíram a democracia desse país. Eis o prenúncio de um futuro ainda melhor”.

PCdoB em defesa da Democracia

O Senador Inácio Arruda também agradeceu a presença dos amigos e militantes do Partido. “Reunir representantes de tantas legendas fortalece a democracia brasileira. Quanto mais partidos juntos, melhor”, ratificou.

Em sua intervenção, o comunista relembrou parte da trajetória do PCdoB ao longo de quase um século de atuação. “Em 1929, apresentamos um candidato à Presidência da República. Com a redemocratização, já na era pós-Getúlio, elegemos o primeiro senador comunista, Luis Carlos Prestes. Com armas em punho, percorremos duras trilhas, enfrentando a Ditadura em nome da democracia e da liberdade. Hoje estamos aqui para garantir que o país cresça e se torne uma nação ainda mais próspera”, ratificou.

Inácio destacou a consciência que o PCdoB teve ao longo de sua trajetória de sempre compreender o momento político e atuar na defesa do país e de seu povo. “Em algumas ocasiões podíamos lançar candidaturas próprias, mas vimos que unir forças e apoiar partidos aliados, naquele momento, poderia ser mais vantajoso para o país”.

Sobre eleições, Inácio ressalta: “Compreendemos a necessidade de nos unir em torno de uma candidatura popular que garanta mais avanços. Os que passaram fizeram muito para chegássemos onde estamos. Nos unimos a Lula, esta grande liderança popular que, com capacidade e sabedoria encaminhou o país. Ajudamos a eleger Dilma, que garante os avanços iniciados por Lula”, citou.

No Ceará, recordou Inácio, a aliança com Cid Gomes também possibilitou aos comunistas contribuir na administração do Ceará. “Na Prefeitura de Fortaleza, nos unimos a Luizianne Lins no 2º turno, e ajudamos a reelegê-la em 2008. Agora abre-se um novo caminho no Brasil inteiro para que o PCdoB cresça e possa contribuir ainda mais”.

Segundo o Senador, apresentar-se em candidaturas próprias tem sido uma demanda do povo. “As pessoas nos olham e falam: se vocês querem transformar este país, para fazer esta mudança é preciso governar e disputar as eleições com candidaturas majoritárias”, ratificou.

Novos desafios

Inácio Arruda confirmou que será candidato a Prefeito de Fortaleza nas próximas eleições. “Vamos nos apresentar no 1º turno para avaliação dos eleitores. Temos consciência do papel que devemos exercer e do embate que iremos disputar. Hoje, o PCdoB sabe de sua capacidade e busca construir, junto com os demais partidos aliados, a chance de governar esta cidade. Existimos porque queremos ajudar nosso país, nosso estado e nossa cidade a crescer e se desenvolver”.

O comunista convidou os amigos e militantes do PCdoB para se engajarem nos desafios que se avizinham. “Convidamos a todos para caminharmos juntos nesta nova trajetória para fortalecer ainda mais o nosso povo. Queremos formar um time forte e capaz de compreender a realidade para contribuir com as causas populares”.

O Senador encerrou sua intervenção saudando o PCdoB, os comunistas que contribuíram ao longo desses 90 anos de luta e os amigos que também fazem parte dessa história. “Vida longa ao PCdoB, Partido cada vez mais enraizado com o povo. Tua história é também a história do Brasil”, encerrou.

De Fortaleza,
Carolina Campos