Professores em greve no DF desocupam prédio; GDF volta a dialogar

Os professores em greve que ocupavam desde a quinta-feira (26) o sexto andar, do anexo do Palácio do Buriti, deixaram o local no início da tarde desta sexta (27) após a bancada de parlamentares do Distrito Federal, no Congresso Nacional, intermediar a reabertura das negociações com o governo distrital, que tinha suspendido as conversações por conta da ocupação.

Professores em greve Distrito Federal

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e os representantes do governo se reúnem durante esta tarde para tentar mais um acordo e por fim à greve que já dura 47 dias.

“Nós avaliamos em assembleia que ia ser um desgaste muito grande para os companheiros que estavam no prédio continuarem lá”, explicou o dirigente sindical Cleber Soares. A próxima assembleia da categoria está marcada para terça-feira (2).

Greve

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) declarou, na sexta-feira (20), que a greve dos professores é ilegal. A Justiça determinou o retorno de, no mínimo, 80% dos trabalhadores às salas de aula. A categoria mantém os braços cruzados e reivindica, na Justiça, o direito de paralisação, garantido por lei.

Os professores em greve exigem o cumprimento de um acordo firmado em 2011 com o governador, Agnelo Queiroz, que prevê a equiparação da média salarial dos docentes à de outras carreiras de nível superior do governo do Distrito Federal (GDF), a contratação de profissionais aprovados no último concurso e a implantação de um plano de saúde.

Com Agência Brasil