Dinossauros foram extintos antes de impacto de meteorito

Alguns grupos de dinossauros encontravam-se em fase de extinção muito antes de seu total desaparecimento, há 65 milhões de anos, assinala um estudo divulgado na revista Nature Communications.

Segundo o relatório, as populações de grandes herbívoros como os hadrossauros e ceratópsidos, se encontravam em franca diminuição e teriam desaparecido durante o período Cretáceo, antes da queda do meteoro, que se supõe acabou com grande parte da vida terrestre.

Pelo contrário, outros aumentaram em número de exemplares, como o Tyrannosaurus rex, ou o Troodon formosus, bem como herbívoros de tamanho médio.

Para chegar a estas conclusões, especialistas da Universidade da Columbia, Nova York, e do Museu de História Natural, analisaram os fósseis de sete subgrupos de grandes dinossauros, calcularam a variação na anatomia e o corpo dos animais a escala global e regional.

Estes resultados indicam que os dinossauros eram muito diferentes umas espécies de outras, quanto a morfologia e dieta, destacam os autores do trabalho.

Muita gente pensa que a extinção dos dinossauros se deveu a um meteorito "que matou a todos", disse o paleontólogo Steve Brusatte, do Museu de História Natural de Nova York.

"Hoje podemos dizer que, provavelmente, as coisas foram mais complicadas. Alguns dinossauros estavam indo muito bem, mas outros, como esses grandes que comiam plantas enormes talvez estivessem com dificuldades", estimou.

"Antes de que caísse o meteoro, muitas mudanças estavam ocorrendo no mundo", agregou.

Fonte: Prensa Latina